Petrobras (PETR4) avança nas vendas do campo de Manati e Polo Ceará

A Petrobras (PETR3; PETR4), informou nessa sexta-feira (7) que deu início a fase-não vinculante sobre a venda da sua participação nos campos em águas rasas de Atum, Curimã, Espada e Xáreu, o chamado Polo Ceará. A companhia também iniciou a fase vinculante referente à venda de sua participação de 35% no campo de Manati, na Bacia de Camamu no estado da Bahia.

Em relação a fase não-vinculante no Polo Ceará, a Petrobras informou no comunicado que os potenciais compradores habilitados receberão instruções sobre o processo de desenvolvimento, bem como orientações para elaboração e envio das propostas.

Já sobre a fase vinculante na Bacia de Camamu, a petroleira estatal explicou que os potenciais compradores classificados receberão uma carta-convite que contém instruções detalhadas sobre o processo de desenvolvimento e orientações para realização de due diligence e para o envio das propostas.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

Segundo destacaram os documentos, ambas as operações estão alinhadas à estratégia de otimização de portfólio e melhoria de alocação do capital da estatal, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em águas profundas e ultra profundas, onde tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos.

Polo Ceará e Bacia de Camamu

O Polo Ceará está em operação desde a década de 80, e é composto pelos seguintes campos:

  • Atum;
  • Curimã
  • Espada
  • Xaréu

Vale destacar que a Petrobras é a operadora nesses campos, com 100% de participação. Eles estão localizados a 30 km da costa do Ceará e sua produção média em 2019 foi de 4,2 mil barris por dia (bpd) de óleo e 76,9 mil metros cúbicos por dia de gás, através de nove plataformas fixas.

Por sua vez, o campo de Manati está localizado a 10 km da costa de Cairú, na Bahia, e iniciou sua operação em 2007. Além disso, sua produção média em 2019 foi de 1.269 mil metros cúbicos por dia de gás e 105 bpd de condensado.

“A Petrobras é a operadora do campo, com 35% de participação, em parceria com a Enauta Participações (45%), Geopark Brasil E&P de Petróleo e Gás Ltda. (10%) e Brasoil Manati Exploração Petrolífera Ltda. (10%)”, destacou o comunicado.

Petrobras inicia fase vinculante em poços terrestres e em águas rasas

Também nessa sexta-feira, a Petrobras informou que iniciou a fase vinculante referente à venda da totalidade de sua participação em um conjunto de sete concessões de produção terrestres (Polo Urucu), localizado na Bacia de Solimões, no estado do Amazonas. Além disso, a petroleira também anunciou que iniciou a fase vinculante referente à venda de 100% de sua posição no campo de Tartaruga, pertencente à concessão SES-107D, localizado em águas rasas da Bacia de Sergipe-Alagoas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião