Petrobras (PETR4) aprova venda de participação na BR Distribuidora 

A Petrobras (PETR4) comunicou nesta quarta-feira (26) que seu conselho de administração aprovou a proposta para venda da participação remanescente de 37,5% detida pela companhia na BR Distribuidora (BRDT3).

Conforme fato relevante publicado pela petroleira, a transação acontecerá por meio de uma oferta pública subsequente de ações (follow-on). O lançamento será definido posteriormente e ainda está sujeito a condições de mercado aprovação de órgãos internos da Petrobras e de análise da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), bem como outros órgãos de regulação.

“Esta operação está alinhada à otimização do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando a geração de valor para os seus acionistas”, comunicou a companhia estatal, na nota.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Petrobras avança em programa de desinvestimento

As vendas de participação na BR Distribuidora integram parte do programa de desinvestimento conduzido pela petroleira, que pretende vender até US$ 30 bilhões (equivalente a R$ 168,3 na cotação atual do dólar), visando a redução de sua dívida.

Os planos, no entanto, foram desacelerados recentemente por conta das turbulências no mercado de capitais em razão da pandemia do novo coronavírus, que levou a companhia a revisar suas previsões para dívida bruta para o final deste ano para o mesmo patamar de fechamento de 2019.

A BR Distribuidora, que opera 7,700 mil postos de combustíveis em todo o Brasil, foi efetivamente privatizada em julho do ano passado. Na ocasião, a Petrobras, até então controladora de distribuidora de combustíveis, diminuiu sua posição na empresa de 71,25% para o patamar atual de 37,5%.

Em dezembro de 2019, o presidente da companhia estatal, Roberto Castello Branco, declarou ao jornal “Valor Econômico” que a Petrobras possuía planos para realizar uma oferta pública secundária de ações da ex-subsidiária e que a operação aconteceria no momento “mais adequado”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião