Petrobras (PETR4) divulga plano para adesão de home office permanente

A Petrobras (PETR3;PETR4) anunciou aos seus colaboradores, nesta segunda-feira (31), o plano traçado para impor o modelo de home office permanente depois do término da pandemia de coronavírus (Covid-19). Vale destacar que o trabalho remoto será apenas uma opção e o funcionário, se quiser adotar o modelo, poderá indicar a frequência (de até três dias) e cancelar sua escolha, caso não julgue mais viável. As informações são da “Exame”.

A estatal petroleira anunciou, recentemente, que o home office iria vigorar até o final deste ano. A Petrobras também havia dito que iria estudar um modelo para manter o trabalho remoto, para os profissionais que preferissem, após dezembro.

Os colaboradores poderão deixar o RH avisado sobre a opção pelo modelo de trabalho a partir do dia 1 de setembro. O gerente executivo de Recursos Humanos da Petrobras, Cláudio Costa, afirmou que o esperado é que haja uma alta adesão da equipe. Uma pesquisa interna realizada pela petroleira com 13.400 funcionários mostrou que 86% dos trabalhadores da companhia acharam a experiência com trabalho remoto ótima ou boa e 82% possui interesse em adotar o teletrabalho em até três dias.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A tendência deve mesmo ser seguida já que a Petrobras afirmou que avalia ter uma capacidade para 50% do quadro no presencial no futuro, com o corte de escritórios que está nos planos da empresa. “Haverá uma redução de custos para a companhia, não há dúvida, mas nosso objetivo com a decisão foi muito mais a eficiência, com o aumento observado na qualidade de vida, produtividade e engajamento”, disse Cláudio Costa.

Na pesquisa realizada pela estatal petroleira, 60% dos colaboradores afirmaram que a produtividade durante a quarentena foi maior, enquanto 34% disse que a produtividade permaneceu nos níveis anteriores à pandemia de coronavírus (Covid-19). Os funcionários alegaram que alguns fatores outros fatores também são positivos, como: o menor risco de exposição ao coronavírus (92%), ausência de deslocamento para o escritório (91%) e a melhora na qualidade de vida (64%).

A medida anunciada pela Petrobras valerá para todos os funcionários administrativos (um total de 28.500), incluindo os que estão ligados a áreas operacionais.“Nós decidimos a questão agora por consequência da ansiedade sobre como seria o retorno. Agora temos uma regra para adotar o teletrabalho como prática oficial, o que ajuda no planejamento das pessoas”, disse Costa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião