Petrobras (PETR4) aprova contratação de 3 FPSOs para campo de Búzios

A Petrobras (PETR3; PETR4) informou nessa sexta-feira (24), através de comunicado ao mercado, que sua diretoria executiva aprovou, na mesma data, a abertura dos processos de contratação de 3 novas plataformas ‘Floating Production Storage and Offloading’ (FPSOs) para o cambo de Búzios, que fica na porção central da Bacia de Santos.

Segundo destacou a Petrobras no comunicado, atualmente, existem quatro unidades em operações em Búzios, que são responsáveis por cerca de 20% da produção total da estatal. Além disso, uma quinta plataforma está em processo de construção, e deve começar a produzir no segundo semestre de 2022.

Em relação as três novas unidades, a petrolífera disse que a primeira será o FPSO Almirante Tamandaré, sendo que sua entrada em produção está prevista para o segundo semestre de 2024.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Segundo o documento, “o FPSO será afretado com capacidade de processamento diário de 225  mil barris de óleo e 12 milhões de m3 de gás, e será a maior unidade de produção de petróleo a operar no Brasil e uma das maiores do mundo”.

Já as outras duas novas unidades, nomeadas como ‘P-78’ e ‘P-79’ serão contratadas como Engineering, Procurement and Construction (EPC). Além disso, cada uma conseguirá processar diariamente 180 mil barris de óleo e 7,2 milhões de m3 de gás. Ambas as unidades devem entrar em operação em 2025.

A companhia declarou que as unidades integram o plano de desenvolvimento do ativo que prevê 12 unidades instaladas até o final dessa década. “Ao término da fase de desenvolvimento, é esperado que o campo de Búzios produza mais de 2 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), tornando-se o maior ativo de produção da Petrobras”, apontou.

Saiba mais: Petrobras (PETR4) confirma venda de 10% da TAG

“Também serão implantadas nos FPSOs inovações, como: mecanismo para tratamento e reinjeção da água produzida no reservatório; tecnologias para reduzir a necessidade de mergulho para inspeção do casco; além de itens para reduzir emissões de gases poluentes, com destaque para o flare fechado, equipamento que permite a reutilização do gás produzido na planta, sem queima”, adicionou o documento.

Petrobras contratará ANMs

No mesmo documento, a estatal petrolífera anunciou que também contratará, sondas, serviços de poços, sistema de coleta e árvores de natal molhadas (ANMs), como são conhecidos alguns equipamentos para extração de petróleo e gás.

Veja também: Justiça condena Petrobras (PETR4) a ressarcir aposentados da Petros

A Petrobras espera que as contratações sejam concluídas em 2021, ao passo que as demais devem iniciar nos próximos 18 meses.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião