Petrobras (PETR4) retoma fatia de fluxo de despensas com funcionários

A Petrobras (PETR4) anunciou nesta terça-feira (30) que a partir do dia seguinte a companhia irá retomar o fluxo de uma série de despesas com funcionários, postergadas para preservar o caixa durante a crise.

A Petrobras havia suspendido o fluxo nos últimos três meses como forma de conservar sua posição diante do período mais acentuado do choque de preços do petróleo no mercado internacional.

A companhia petrolífera informou que irão voltar ao normal

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

A estatal também encerrou a retenção de 10% a 25% da remuneração de funções gratificadas, bem como a redução da jornada de trabalho para os trabalhadores que mudaram para a jornada de 6 horas devido às medidas de preservação da liquidez.

Segundo a Petrobras, as horas realizadas em abril, maio e junho, assim como o percentual da remuneração dos funcionários com função gratificada postergado durante o período, serão pagos em setembro.

Enquanto, o pagamento da gratificação das férias dos mesmos três meses, inicialmente postergado para setembro, será antecipado para a folha de julho.

Além disso, o pagamento do Programa de Prêmio por Performance (PPP 2019)  será realizado em dezembro deste ano. A companhia ainda manteve o cancelamento, em 2020, dos processos de avanço de nível e promoção para trabalhadores e de avanço de nível das funções gratificadas.

Segunda a empresa, as alterações de Regime Especial para Regime Administrativo dos funcionários que não atuam nas frentes operacionais ficam até o mês de setembro. A iniciativa será reavaliada todos os meses ou em data anterior, conforme o retorno ao trabalho operacional, respeitadas as decisões judiciais liminares que mantém o pagamento dos adicionais em alguns locais.

Ações estão alinhadas com indústria global, diz Petrobras

“As ações adotadas estão em linha com o que toda a indústria global de petróleo está fazendo para superar os impactos desta crise. Identificar e implementar, de forma bem-sucedida, diversas ações com o objetivo de reduzir despesas, aumentando a resiliência e adequando os custos às melhores referências de mercado, é fundamental para permitir à companhia cumprir com os compromissos de reduzir os gastos operacionais em US$ 2 bilhões e os investimentos programados para US$ 8,5 bilhões em 2020″, informou a petroleira, em nota.

Saiba mais: Petrobras (PETR4) quer resolver desacordo com ANP sobre tarifa de gás natural

“Assim, a Petrobras mantém os esforços voltados à redução de custos e à melhoria da eficiência operacional, buscando não apenas ganhos pontuais, mas, sim, perenes”, complementou a companhia.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião