Petrobras (PETR4) dá início a fase vinculante da NTS

A Petrobras (PETR3; PETR4) informou nessa sexta-feira (3), através de comunicado, que iniciou a fase vinculante referente à venda de sua participação remanente de 10% na Nova transportadora do Sudeste (NTS).

De acordo com o documento enviado pela Petrobras, a operação está em linha com a estratégia de otimização do portfólio bem como com a melhoria de alocação do capital da estatal petrolífera, “visando à maximização de valor para os seus acionistas”.

Além disso, a companhia salientou que os potenciais compradores classificados para essa fase receberão uma carta-convite com instruções sobre o processo de desinvestimento, que inclui instruções para a realização de ‘due diligence‘ e para o envio das propostas vinculantes.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Vale destacar que due diligence é um termo usado para denominar um tipo de investigação ou auditoria de um investimento com o objetivo de confirmar todos os dados e registros financeiros de uma operação empresarial.

Já sobre a NTS, é uma companhia do setor de transporte de gás natural que possui gasodutos em:

  • São Paulo;
  • Minas Gerais;
  • Rio de Janeiro.

Esses, por sua vez, se conectam ao:

  • Gasoduto Brasil-Bolívia;
  • À rede de transporte da TAG;
  • Ao terminal de regaseificação de GNL da Baía de Guanabara;
  • Às plantas de processamento de gás natural produzido na Bacia de Campos e no Pré-sal da Bacia de Santos.

Veja também: Petrobras (PETR4) iniciou fase não vinculante da venda de 4 termelétricas 

Em relação a participação acionária, a Brookfield Brasil detêm 82,35% da NTS, através do fundo de investimentos Nova Infraestrutura Fundo de Investimentos em Participações, enquanto a Itaúsa (ITSA3; ITSA4) conta com 7,65% e a Petrobras tem 10%.

Além disso, o teaser para a venda da participação acionária na NTS foi divulgado pela estatal petroleira em 31 de março desse ano.

Petrobras inicia fase vinculante de venda de ativos na Colômbia

A estatal informou em meados de junho o início da fase vinculante referente à venda de 100% das ações detidas pela Petrobras International Braspetro B.V. (PIB BV), e outras subsidiárias da Petrobras, na Petrobras Colombia Combustibles (PECOCO).

“Essa operação está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e melhoria de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os seus acionistas”, informou a Petrobras.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião