Petrobras (PETR4) diminui importação de GNL da Bolívia em meio à crise

A Petrobras (PETR3;PETR4) comunicou que, em razão dos efeitos negativos da crise provocada pela pandemia da coronavírus (Covid-19) em seus negócios, irá reduzir suas importações de gás natural liquefeito (GNL) boliviano. Os volumes nas importações da petroleira estatal ficarão abaixo do mínimo estabelecido em um contrato prévio com a boliviana YPFB. As informações foram publicadas nesta segunda-feira (27) pelo jornal “Valor Econômico”.

A Petrobras também vem descumprindo acordos para compra de gás de sócios, além de recorrer a cortes nas compras de gás (GNL). Entretanto, a petroleira estatal tem demonstrado uma preocupação maior com a produção do pré-sal e está trabalhando para preservar as operações em um bom nível.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

No mês de março, a Petrobras e a boliviana YPFB extenderam um contrato sobre importação de gás. Na ocasião, a petroleira estatal brasileira se comprometeu a retirar entre 14 milhões e 20 milhões de metro cúbicos por dia (m3/dia). Porém, de acordo com a YPFB, a estatal brasileira está retirando por volta de 10 milhões de m3/dia.

Mesmo com o aditivo do contrato feito em março, o presidente da YPFB, Herland Soliz, afirmou que “entende a questão de força maior” da Petrobras. Entretanto, ele quer que o contrato seja compensado de outra forma pela petroleira brasileira.

“A invocação de ocorrência de um evento de força maior pelos agentes afetados pela pandemia decorre de um direito legal e contratual quando caracterizado um evento imprevisível e que impeça o cumprimento regular das obrigações originalmente estabelecidas”, informou a Petrobras.

Petrobras e redução do preço do diesel em 10%

A Petrobras informou à “Reuters”, no último sábado (25), que irá diminuir o preço médio do litro do óleo diesel nas refinarias em 10% a partir desta segunda-feira (26). É importante destacar que o preço da gasolina foi mantido pela petroleira estatal.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião