Petrobras (PETR4) diminui estoques com leilões de diesel e gasolina

A Petrobras (PETR4), devido à queda da demanda por combustíveis ocasionada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), vem tentando contornar a crise com leilões de diesel e gasolina no mercado. Segundo informações do jornal “Valor Econômico”, a petroleira busca reduzir seus estoques com descontos agressivos nas cargas.

Segundo a Petrobras, essa situação não é inédita, já tendo ocorrido em seis ocasiões distintas neste ano. Agora, entretanto, ocorrerá com maior frequência ao passo que a demanda cai e os descontos podem aumentar.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais!

A petroleira estatal recorre a essa medida quando possui excessos pontuais de estoque em suas refinarias ou para fazer frente à concorrência de importadores. “Dado que o preço final é determinado de forma ativa pelos próprios clientes, essa modalidade garante total alinhamento com o mercado internacional e, simultaneamente, com a percepção de valor de nossos clientes sobre o produto”, esclareceu a Petrobras, em nota, segundo reportou o “Valor Econômico”.

Apenas nos últimos dias, a estatal realizou um leilão no Paraná e outro em São Paulo. Há existe a previsão de novas licitações em breve, no Nordeste. A Petrobras alega, no entanto, que informações detalhadas sobre o volume e preços estão protegidos por sigilo comercial.

Em grande parte dos leilões, as grandes distribuidoras com as maiores infraestruturas, além de forte poder de compra, são as vencedoras nas negociações.

A intenção da Petrobras é transferir parte de seus estoques para as tancagens de outras empresas. Mesmo com uma queda na demanda, há espaço na infraestrutura dos portos e as distribuidoras podem procurar aproveitar os preços baixos para fazer estoque.

No entanto, há dois problemas: o fluxo de caixa das distribuidora está pressionado, e não há certeza sobre o “timming” da recuperação da atividade econômica do Brasil.

Petrobras reduz processamento

Os grandes estoques das últimas semanas fizeram com que a Petrobras reduzisse seu processamento nas refinarias. De acodo com o Ministério de Minas e Energia, o parque de refino operava, no dia no último domingo (19), com 56% de sua capacidade.

Devido a isso, junto à queda da demanda, a estatal realizou cortes expressivos nos preços nas refinarias. Desde março, quando as cotações do petróleo acentuaram suas quedas, a Petrobras já reduziu em 45% o da gasolina e em 24,3% o preço do litro do diesel.

Desde janeiro, a petroleira esclarece, que vem organizando esses leilões pontuais de venda de diesel ou gasolina, conforme previsto nos novos contratos com as distribuidoras. As operações são realizadas de forma eletrônica.

“A modalidade de venda por leilão é bastante comum em diversos mercados e decidimos utilizá-la com o objetivo de complementar a oferta regular de nossos produtos de forma eficiente, transparente e isonômica”, informou a Petrobras, de acordo com o “Valor Econômico”.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião