Petrobras (PETR4) deve anunciar produção de petróleo 5% maior no 3º tri, diz ANP

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta sexta-feira (16) que a Petrobras (PETR4) deve divulgar na próxima terça-feira (20), um crescimento da ordem de 5% na produção de petróleo no Brasil no terceiro trimestre de 2020, ante o segundo trimestre.

De acordo com os dados da ANP, a Petrobras produziu em média, 2,25 barris por dia entre julho e setembro deste ano, o que revela uma alta de 5,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior e de 4,5% na comparação anual.

No trimestre, a expectativa para a produção de gás da empresa é de 99,2 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural (m3/d), o que representa um aumento de 5,4% em comparação com o segundo trimestre deste ano e uma alta de 4,3% na comparação anual.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Ao passo que a projeção para a produção total da estatal entre julho e setembro é de 2,88 milhões barris de óleo equivalente por dia (boe/d), o que equivale a um crescimento de 5,17% em relação ao período de abril a junho de 2020. O volume total é 4,4% maior do que no mesmo período em 2019.

Entretanto, no mês de setembro, a companhia registrou uma baixa, com uma produção de petróleo de 2,26 milhões de b/d, queda de 5,8% em comparação com o mês anterior. A produção de gás natural da companhia no mês somou 95,6 milhões de m3/d, uma diminuição de 6,3% na comparação mensal.

Os dados são preliminares e foram calculados a partir do painel dinâmico da Agência Nacional do Petróleo, elaborado a partir de dados brutos de enviados pelas operadoras, sujeito a ajustes posteriores. Contudo, a ANP e Petrobras têm metodologias diferentes para contabilizar a produção de petróleo.

Petrobras atinge novo recorde de produção de Diesel S-10

Além do petróleo, a Petrobras informou no dia 7 de outubro que atingiu um novo recorde na produção de Diesel S-10 em setembro. A produção do combustível, de baixo teor de enxofre, atingiu 1,89 milhão de metros cúbicos no mês passado — quarto mês consecutivo de aumento.

As vendas também atingiram a máxima histórica, chegando a 1,91 milhão de metros cúbicos. Segundo o comunicado da Petrobras, o volume é 7,3% maior que o do recorde anterior, de 1,78 milhão de metros cúbicos, registrado em julho deste ano.

“O crescimento da produção do Diesel S-10 ocorre nos últimos anos em função de maior demanda pelo produto no Brasil, que acompanha a evolução dos motores de veículos pesados e utilitários movidos a diesel, responsáveis pela maior parte da circulação de mercadorias no território nacional”, explica a petroleira.

No que diz respeito às vendas, a companhia atribui o desempenho às ações comerciais implementadas para mitigar os efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) sobre a demanda por combustíveis no País. Segundo a estatal, também contribuem os esforços para reduzir a oferta do Diesel S-500, que possui maior teor de material poluente.

Os patamares de produção da Petrobras para o combustível vêm batendo recordes desde junho, quando foram produzidos 1,63 milhão de metros cúbicos. Em julho, a produção subiu a 1,81 milhão de metros cúbicos, e em agosto, chegou a 1,84 milhão.

Com informações do Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião