Balanços da semana

Petrobras (PETR4): Justiça determina que siga arbitragem da Petros e Previ

A Petrobras (PETR4) informou que foi proferida, no final da última quinta-feira (8), uma decisão judicial determinando a continuidade da arbitragem instaurada pela Fundação Petrobras de Seguridade Pessoal (Petros) e pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) perante a Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM), da B3.

“A Petrobras reitera que seguirá buscando a anulação da sentença parcial, por suas graves falhas e impropriedades, e continuará a se defender vigorosamente, em respeito a seus acionistas, em todas as arbitragens de que é parte”, comunicou a petroleira estatal. De acordo com a companhia, em respeito às regras da CAM, a ação judicial tramita em segredo de justiça.

Os dois maiores fundos de pensão do Brasil buscam uma indenização por parte da Petrobras em razão das perdas registradas com a desvalorização das ações da companhias, a partir do momento em que vieram à tona as informações sobre fraudes nos relatórios financeiros e comunicados divulgados pela empresa petrolífera ao mercado em geral.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A ação da Petros e da Previ contra a companhia foi aberta em 2017, quando a Petrobras admitiu para a Justiça e a investidores norte-americanos que alguns de seus administradores haviam  omitido ou adulterado informações aos acionistas.

Depois do episódio, a companhia fechou acordos nos Estados Unidos para que os processos judiciais fossem encerrados, custando aos cofres da empresa mais de US$ 3 bilhões (cerca de R$ 16,6 bilhões na cotação do dólar).

Petrobras reajusta em 4% gasolina nas refinarias

Além disso, a Petrobras também informou que irá elevar os preços médios da gasolina em suas refinarias em 4% a partir deste sábado, ao tempo que o diesel subirá 5%.

Esse é o terceiro aumento seguida da gasolina e o segundo para o diesel desde o final de 2019. De acordo com a Petrobras, sua fórmula de precificação está baseada na paridade de importação, que considera os preços do petróleo no mercado internacional e o câmbio, entre outros fatores.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião