Balanços da semana

Petrobras (PETR4) anuncia venda de empresas do setor elétrico

A Petrobras (PETR4) informou, na noite da última quinta-feira (4), que iniciou a etapa de divulgação da venda de suas participações em cinco companhias de geração de energia elétrica. A informação foi revelada por meio de um comunicado ao mercado, junto aos teasers dos ativos.

Segundo a Petrobras, a divulgação está de acordo com as diretrizes de desinvestimentos da empresa e “com o regime especial de desinvestimento de ativos pelas sociedades de economia mista“. O objetivo da operação é estimular a otimização do portfólio da petrolera e melhorar a alocação de capital da companhia, maximizando valor para seus acionistas.

A primeira das empresas do ramo enegético que a estal possui participação é a Brasympe, a qual é detentora de 60% da Termocabo S.A., dona de uma usina termelétrica movida a óleo combustível em Pernambuco. Possui uma capacidade instalada de 49,7 megawatts (MW).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além disso, petroleira também venderá uma participação de 20% da Suape II, que é proprietária de uma usina termelétrica movida a óleo combustível no Pernambuco, com uma capacidade instalada de 391,25 MW.

A Petrobras também detém 20% da TEP, uma holding com uma fatia de 60% na Companhia Energética Manauara S.A. (CEM) e 70% na Areia Energia S.A. e Água Limpa Energia S.A., proprietárias de pequenas centrais hidrelétricas, localizadas em Tocantins. Ambas possuem uma capacidade instalada de 11,4 MW e 14 MW, respectivamente.

A estatal também visa desinvestir na própria CEM, a qual possui uma participação de 40%. A empresa opera em uma usina termelétrica de biocombustível (óleo diesel e gás natural) localizada no Amazonas. A capacidade instalada é de 85,4 MW.

Saiba mais: Lava-jato acusa Techint, dona da Usiminas, de corrupção na Petrobras

A quinta empresa em que a Petrobras objetiva vender sua participação é a Brentech, onde detém uma fatia de 30%. A empresa é proprietária da Usina Termelétrica Goiânia II movida a diesel, localizada em Goiás, com uma capacidade instalada de 140,3 MW.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião