Petrobras diz que avalia venda de Pasadena à Chevron

A Petrobras (PETR4) declarou que as negociações para a venda da refinaria de Pasadena à Chevron encontram-se em fase de conclusão.

A operação deve ser aprovada pelo Conselho de Administração nesta quarta-feira (30), conforme comunicado da Petrobras ao mercado.

“A operação ainda não foi apreciada pelo Conselho de Administração da Companhia e os contratos que formalizam a transação ainda não foram assinados. Tal etapa está prevista para ocorrer na data de hoje e, uma vez confirmada, será devidamente comunicada”, disse o comunicado da  companhia mista.

A refinaria a ser vendida é alvo de uma série de denúncias de corrupção, e inclusive foi investigada na operação Lava Jato.

A venda deverá incluir:

  • todo o sistema de operações de refino;
  • tanques com capacidade de armazenamento de 5,1 milhões de barris de petróleo e derivados;
  • terminal marítimo;
  • e estoques associados.

Saiba mais – Caixa, Banco do Brasil e Petrobras não serão privatizados, diz secretário

Na segunda-feira (28), a agência “Reuters” antecipou a conclusão das conversas entre Petrobras e Chevron pela refinaria nos Estados Unidos da América (EUA).

Assim, a Chevron teria aceitado comprar a refinaria de petróleo da Petrobras no Texas, unidade com espaço para lidar com o fluxo de “shale oil” (petróleo de xisto) de suas operações em West Texas. Pasadena tem capacidade para 112 mil barris por dia (bpd).

O processo de venda da refinaria de Pasadena foi iniciado em fevereiro do ano passado. A compra pela Petrobras causou prejuízo para a petroleira de mais de meio bilhão de dólares, segundo relatório do Tribunal de Contas da União (TCU).

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião