Petrobras (PETR4) pagará R$ 472 mi em acordos com consorciadas

A Petrobras (PETR3; PETR4) comunicou nesta quarta-feira (13) que irá desembolsar R$ 472 milhões no segundo trimestre, como resultado de acordo com as companhias consorciadas nas jazidas de Atapu, Sépia e Lula.

Conforme comunicado da empresa estatal, o negócio é resultado dos acordos de equalização de gastos e volumes (AEGV). A resolução acontece depois da aprovação dos negócios de individualização da produção (AIP) das jazidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

Dessa maneira, a aprovação levou a “definição das participações proporcionais de cada uma das empresas nas jazidas compartilhadas, o que requer um reequilíbrio entre receitas e gastos incorridos por cada parte desde o início dos contratos de concessão e cessão onerosa”, informa o documento.

Nesse sentido, a Petrobras e suas sócias assinaram, no último dia 30 de abril, os AEGVs, para a equalização entre os gastos incorridos e a receita obtida com os volumes produzidos até a data da efetividade dos AIPs das jazidas compartilhadas de Lula, Sépia e Atapu, detalhou a companhia.

Desse modo, com os acordos, a petroleira passa a ter participação de 97,6% em Sépia, bem como 89,3% em Atapu e 67,2% na jazida compartilhada de Lula.

Petrobras tem recorde de exportação em abril

A Petrobras informou na semana anterior que bateu recorde de exportação no mês de abril. Segundo dados da companhia, foram exportados 1 milhão de barris de petróleo por dia no mês anterior.

O volume de exportações registrado em abril foi 145% maior do que o comercializado internacionalmente no mesmo período de 2019. Os números nos primeiros três meses de 2020 tiveram uma alta 25%, na comparação com o último trimestre do ano anterior.

Saiba mais: Petrobras (PETR4) registra recorde de exportação de petróleo em abril

De acordo com a Petrobras, a China foi o principal destino de suas entre os meses de janeiro e abril deste ano. A companhia também mantém negócio com países americanos, europeus, bem como outras nações da Ásia.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião