Negócios

Petrobras anuncia medidas em razão da diminuição da demanda

0

A Petrobras (PETR3;PETR4) informou, em comunicado, nesta quarta-feira (1), que decidiu reduzir sua produção de petróleo e os custos em razão da diminuição da demanda por combustíveis. A demanda tem diminuído por conta do avanço da pandemia de coronavírus.

A estatal petroleira comunicou que, a partir desta quarta, a produção de petróleo passa a ter um corte de 200 mil barris diários. O volume considera também a diminuição anunciada na última quinta-feira (26).

“Para definição dos campos que terão sua produção diminuída, a Petrobras levará em consideração condições mercadológicas e operacionais. A duração da restrição, assim como potenciais aumentos ou diminuições, será continuamente avaliada”, informa a Petrobras.

Oportunidades únicas surgiram com a queda na bolsa! Aproveite e acesse agora nossos relatórios para assinantes

A petroleira está ajustando as operações de suas refinarias de acordo com a demanda por combustíveis. A empresa irá poupar também cerca de R$ 700 milhões em despesas com pessoal. O valor faz parte do corte anunciado de US$ 2 bilhões em gastos operacionais.

Entre as medidas para que isso seja realizado, estão:

  • Postergação do pagamento, entre 10% a 30%, da remuneração mensal de gerentes, coordenadores, consultores e supervisores;
  • Alteração temporária de regimes de turno e de sobreaviso para regime administrativo de cerca de 3,2 mil colaboradores;
  •  Diminuição temporária da jornada de trabalho, de 8 horas para 6 horas, de aproximadamente 21 mil empregados.

A Petrobras também informou no comunicado que a Transpetro, sua subsidiária, irá fazer um plano para diminuir a estrutura de custos, considerando a redução com a parte operacional e com investimentos.

Conselheira de administração da Petrobras renuncia ao cargo

A conselheira da Petrobras, Ana Lúcia Poças Zambelli, renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração, na última terça-feira (31).

Em nota, a Petrobras informou “a Conselheira Ana Lúcia Poças Zambelli apresentou sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da companhia, bem como aos Comitês do Conselho dos quais fazia parte, por razões pessoais, com efeito em 01/04/2020”.

Telegram Suno

Compartilhe a sua opinião

Juliano Passaro
Juliano Passaro escreve sobre política, economia e negócios para o portal da Suno Research. Antes da Suno, trabalhou no Portal da Band. É formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.