Petrobras informa que demanda por gasolina já caiu entre 50% e 60%

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou, nesta sexta-feira (3), que a demanda por gasolina no Brasil já caiu entre 50% e 60%. A afirmação foi feita durante um evento online do Itaú BBA.

Castello Branco também citou a queda brusca na demanda por querosene de aviação (QAV), que teve uma baixa de mais de 80%. A menor demanda por gasolina e outros combustíveis é um reflexo da crise causada pelo coronavírus (Covid-19).

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

O presidente da Petrobras também disse nesta sexta que a volatilidade dos preços do petróleo é maior do que a da crise de 2008. “Quando o mercado tem visão clara [dos preços], faz a descoberta de preços, a volatilidade se acomoda”, afirmou o executivo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Castello Branco também falou sobre o cenário de funcionários em sua empresa. Segundo o executivo, a Petrobras não pretende fazer demissões em massa para cortar custos. O presidente da empresa disse que a petroleira irá fazer reduções menos imediatistas e mais inteligentes.

Nesta semana, a Petrobras anunciou que diminuiria a produção de petróleo, que passou a ter um corte de 200 mil barris diários a partir da última quarta-feira (1). “Para definição dos campos que terão sua produção diminuída, a Petrobras levará em consideração condições mercadológicas e operacionais”, informou a estatal.

Incertezas do setor petrolífero, segundo CEO da Petrobras

De acordo com o presidente da Petrobras, o setor petrolífero está enfrentando um ambiente de incertezas. Embora o executivo afirme que a volatilidade dos preços não demonstre que irá se estabilizar neste momento, ele lembrou que existe a expectativa de um acordo na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), Rússia e Estados Unidos quanto à oferta da commodity. Castello Branco diz que “no fim das contas, a racionalidade vai prevalecer”.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião