Petrobras inicia fase vinculante para venda de blocos da Bacia Sergipe-Alagoas

A Petrobras (PETR3;PETR4) anunciou que a fase vinculante de venda de sua parte em 15 blocos exploratórios, da Bacia de Sergipe-Alagoas, teve início nesta terça-feira (17).

Os habilitados para esta fase irão receber um convite com orientações sobre o processo de venda de participação da Petrobras.

Segundo a petroleira, esta operação “está alinhada à otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor para os acionistas”.

Do total de 15 blocos exploratórios que estão no processo de desinvestimento, oito são de exclusividade da Petrobras. No restante dos blocos, a estatal petroleira e a Nova Petróleo são parceiras nas concessões, sendo que cada uma tem metade da participação.

Dessa forma, depois da apresentação de ofertas relacionadas aos blocos que a Nova Petróleo possui participação, a empresa poderá exercer seu direito de preferência de compra das participações da Petrobras.

Multa da CVM a ex-diretores da Petrobras

Os ex-diretores da Petrobras Nestor Cerveró e Jorge Zelada foram multados em R$ 1,7 milhão e inabilitados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os executivos foram suspensos de suas atividades por 15 e 18 anos, respectivamente, por irregularidades nas compras de quatro navios-sonda pela estatal.

Veja também: BNDES selecionará 8 bancos coordenadores na oferta da Petrobras até a próxima semana

Além disso, o órgão regulador havia acusado outros ex-integrantes da diretoria da estatal petroleira, em dois processos diferentes, que incluíam os ex-presidentes José Sérgio Gabrielli e Maria das Graças Foster, enquanto diretora de Gás e Energia.

Entretanto, o colegiado compreendeu, por maioria, que o processo em relação aos ex-presidentes e demais ex-diretores da Petrobras já havia prescrito e o mérito não foi julgado. Esta foi a primeira vez que a CVM discutiu os prazos de prescrição de um processo em que também há crimes na esfera judicial.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião