Petrobras e Equinor firmam memorando para a exploração de gás no RJ

A Petrobras (PETR3; PETR4) informou na última quarta-feira (9) que firmou uma nova parceria com a norueguesa Equinor. Desta vez, as atividades entre as duas companhias serão focadas no desenvolvimento de negócios no setor de gás natural.

Segundo a Petrobras, além disso, o memorando de entendimentos também inclui projetos de geração termelétrica e estudos referentes à operação sobre ativos de processamento do produto e escoamento de líquidos em unidades no Rio de Janeiro.

Petrobras busca o desenvolvimento no setor de gás natural

De acordo com a estatal brasileira, os estudos devem envolver o Terminal de Cabiúnas, em Macaé, e o Comperj, em Itaboraí. Em Comperj há a construção de uma unidade especializada no processamento de gás natural (UPGN). Ambas as plantas são de propriedade da Petrobras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Esses locais têm potencial de se tornarem relevantes polos de gás natural no país nos próximos anos”, informou a Petrobras, afirmando que o memorando faz parte de uma parceria estratégica firmada em 2017 com a companhia norueguesa.

O memorando foi acordado simultaneamente à tentativa do governo de Jair Bolsonaro em implementar um plano para quebrar o monopólio no setor de gás.

Confira: ANP dá início a maior temporada de leilões da história do Brasil nesta quinta

O objetivo seria de reduzir o preço da energia. A proposta prevê a saída da Petrobras do segmento de distribuição e transporte de gás.

“Um dos principais objetivos do memorando é a maximização de valor no segmento de ‘downstream’ de ambas as empresas”, ressaltou a Petrobras, reiterando que o acordo, com objetivo de combinar esforços em investimentos nos segmentos de gás natural, gás natural liquefeito (GNL) e geração elétrica, não possui natureza vinculante.

Saiba mais: Câmara aprova distribuição do megaleilão de petróleo; estimativa é de arrecadar R$ 106,5 bi

A Petrobras e a Equinor já são parceiras no campo de Roncador e nos blocos exploratórios BM-C-33, Dois Irmãos e C-M-709, dentre outras plantas produtivas.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião