Negócios

Petrobras e Equinor firmam memorando para a exploração de gás no RJ

0

A Petrobras (PETR3; PETR4) informou na última quarta-feira (9) que firmou uma nova parceria com a norueguesa Equinor. Desta vez, as atividades entre as duas companhias serão focadas no desenvolvimento de negócios no setor de gás natural.

Segundo a Petrobras, além disso, o memorando de entendimentos também inclui projetos de geração termelétrica e estudos referentes à operação sobre ativos de processamento do produto e escoamento de líquidos em unidades no Rio de Janeiro.

Petrobras busca o desenvolvimento no setor de gás natural

De acordo com a estatal brasileira, os estudos devem envolver o Terminal de Cabiúnas, em Macaé, e o Comperj, em Itaboraí. Em Comperj há a construção de uma unidade especializada no processamento de gás natural (UPGN). Ambas as plantas são de propriedade da Petrobras.

“Esses locais têm potencial de se tornarem relevantes polos de gás natural no país nos próximos anos”, informou a Petrobras, afirmando que o memorando faz parte de uma parceria estratégica firmada em 2017 com a companhia norueguesa.

O memorando foi acordado simultaneamente à tentativa do governo de Jair Bolsonaro em implementar um plano para quebrar o monopólio no setor de gás.

Confira: ANP dá início a maior temporada de leilões da história do Brasil nesta quinta

O objetivo seria de reduzir o preço da energia. A proposta prevê a saída da Petrobras do segmento de distribuição e transporte de gás.

“Um dos principais objetivos do memorando é a maximização de valor no segmento de ‘downstream’ de ambas as empresas”, ressaltou a Petrobras, reiterando que o acordo, com objetivo de combinar esforços em investimentos nos segmentos de gás natural, gás natural liquefeito (GNL) e geração elétrica, não possui natureza vinculante.

Saiba mais: Câmara aprova distribuição do megaleilão de petróleo; estimativa é de arrecadar R$ 106,5 bi

A Petrobras e a Equinor já são parceiras no campo de Roncador e nos blocos exploratórios BM-C-33, Dois Irmãos e C-M-709, dentre outras plantas produtivas.

Compartilhe a sua opinião

Jader Lazarini
Jader Lazarini escreve sobre mercado financeiro, política e economia para o portal de notícias da Suno Research. Anteriormente, trabalhou na Unidas. Estuda Relações Internacionais na Universidade Anhembi Morumbi.