Petrobras ainda deseja vender participação na Braskem, diz CEO

O presidente-executivo da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou que a petroleira ainda tem interesse em desfazer-se da Braskem (BRKM3).

“A Petrobras tem participação na Braskem, um investimento financeiro que não faz nenhum sentido”, afirmou à Imprensa após evento do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), no Rio de Janeiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

O executivo também declarou que as refinarias operadas pela Petrobras poderão ser integradas a petroquímicas no futuro. A medida, entretanto, “não tem nada a ver” com o desejo da companhia de vender a participação na Braskem.

Castello Branco descartou a possibilidade de privatização da estatal. “A Petrobras não pertence ao ministério da Economia. É uma empresa que tem acionistas privados. Não está sujeita a esse programa”, disse.

Saiba mais – Petrobras inicia processo de divulgação para a venda de oito refinarias

Venda das refinarias da Petrobras e possível integração às petroquímicas

O CEO da petroleira afirmou que a integração das refinarias às petroquímicas não foi debatida “com profundidade […] Daqui a dois anos a Petrobras será uma companhia totalmente diferente do que é hoje”, afirmou.

Castello Branco também destacou que a empresa mira a venda de oito de suas 13 refinarias. Na última sexta-feira (28), a Petrobras iniciou formalmente o processo de desinvestimentos de quatro unidades:

  • a Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco;
  • a Refinaria Landulpho Alves (Rlam), na Bahia;
  • a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) no Paraná;
  • e a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/12/Suno-Noticias_BannerB_1000x325.png

Após o evento, Castello Branco informou que a Petrobras deve abrir formalmente o processo de venda de mais quatro refinarias. A abertura deve ocorrer até o fim de agosto. Deste modo, as próximas refinarias da lista de desinvestimentos são:

  • a Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais;
  • a Refinaria Isaac Sabbá (Reman), no Amazonas;
  • a Unidade de Industrialização do Xisto (Six), no Paraná;
  • e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), no Ceará.
Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião