Petrobras (PETR4) bate recorde de exportação de óleo combustível

A Petrobras (PETR4) informou nesta sexta-feira (5) que exportou 1,1 milhão de toneladas de óleo combustível em maio, ultrapassando o recorde anterior registrado em fevereiro em 10%.

A quantidade exportada foi 231% superior ao volume vendido ao exterior relativo ao mesmo período do ano anterior, conforme informou a Petrobras.

De acordo com a companhia petrolífera, os números refletem as medidas adotadas durante a crise causa pela pandemia do novo coronavírus para retomar as atividades na área de exploração e produção e readequar as cargas de refino. Os esforços foram concentrados em produtos que maximizaram a margem da empresa, enquanto não exercia pressão sobre os estoques, comunicou a estatal.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A Petrobras também informou que no início deste ano entrou em vigor a nova especificação mundial dos combustíveis marítimos (IMO). Esta produziu um efeito de redução de 3,5% para 0,5% o limite de teor de enxofre no óleo combustível, o que resultou em uma oportunidade única, visto que a companhia produz petróleo e óleo combustível com baixo teor de enxofre.

“O recorde das exportações ocorre em um período desafiador da economia mundial, com redução da demanda global por petróleo e derivados, ocasionada pela pandemia da covid-19. A estratégia de diversificação dos destinos das exportações de óleo combustível tem se mostrado eficaz na captura de maior participação no mercado externo”, destacou a empresa por meio de comunicado.

Petrobras recebe navio-tanque para Bacia de Santos

A petroleira informou na última quinta-feira (4) que irá receber no próximo dia 14 de junho o primeiro navio-tanque para operar na Bacia de Santos. Serão ao todo sete embarcações para aumentar sua frota, atualmente na casa dos 20.

O navio-tanque será entregue em Singapura e deve chegar ao Brasil no início deste mês. No mesmo sentido, outros três navios devem ser entregues até outubro de 2020. Enquanto as embarcações restantes chegarão até o ano de 2022, segundo a empresa.

Saiba mais: Petrobras (PETR4) anuncia venda de empresas do setor elétrico

“Com a alta produtividade apresentada pelos campos do pré-sal, estamos investindo e preparando nossa infraestrutura logística para o aumento da produção de petróleo nos próximos anos”, afirmou o diretor de Logística da companhia, André Chiarini.

Os navios-tanque descarregam o petróleo das plataformas para transportar a commodity até os terminais em terra. Atualmente, a Petrobras tem capacidade de realizar 1,8 mil operações por ano, descarregando 2,068 milhões de barris por dia. Com a adição das novas embarcações, o potencial subirá para 2,262 milhões de barris diários.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião