Petrobras avalia potencial de produção da Bacia de Sergipe

A Petrobras está realizando uma avaliação para descobrir qual o potencial produtivo de petróleo e gás natural da Bacia de Sergipe. A informação foi dada pela própria estatal nesta segunda-feira (17).

“O plano de negócios e gestão 2019-2023 contempla o orçamento para a instalação de um sistema de produção, estando os estudos sobre esse projeto em sua fase inicial”, diz a Petrobras em comunicado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

De acordo com o comunicado, neste ano deverá ser feito um teste na área de Farfan, costa do Sergipe, para “obter informações que subsidiarão os estudos para uma melhor caracterização da rocha-reservatório e dos fluídos desta área”.

A estatal está confiante sobre o volume de petróleo e gás natural na área, uma vez que foram feitas seis descobertas de campos de exploração no local, sendo eles:

  • Cumbe;
  • Barra;
  • Farfan;
  • Muriú;
  • Moita Bonita;
  • Poço Verde.

A empresa espera extrair 20 milhões de m³ por dia de gás natural, valor que equivale a um terço da produção atual do Brasil.

A descoberta foi divulgada no último mês e deve gerar R$ 7 bilhões de receita anual para a Petrobras e suas sócias.

Saiba mais: Petrobras retoma vendas de unidades de produção de fertilizantes

De acordo com o governo, a descoberta vai ajudar a realizar o projeto de “choque de energia barata”, ou seja reduzir em 50% o custo do gás natural, que foi prometido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Gás barato

O governo aposta que em pouco tempo o campo de Sergipe passa a produzir o gás mais barato do Brasil. O preço baixo deve acontecer por conta do aumento da produção, que facilita na redução de custos. Além disso, a entrada de outras petroleiras como o americana ExxonMolbil, deve reduzir o valor do gás devido a concorrência.

“Vamos ter competição. É isso que vai fazer o preço baixar”, segundo o secretário de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Felix.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Por volta das 11h30, as ações da Petrobras eram cotadas a R$ 30,43 com alta de 0,79%.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião