Pesquisador descobre 773 milhões de e-mails vazados; veja se foi afetado

Quase 800 milhões de e-mails e mais de 20 milhões de senhas foram vazados na internet. A brecha foi descoberta pelo pesquisador de segurança Troy Hunt e reportada nesta quinta (17).

A Collection#1, arquivo de 87 GB com os e-mails e senhas, pode ser considerada a maior coleção de dados vazados da história. A falha de segurança foi inicialmente  publicada em um fórum hacker:

  • 773 milhões de e-mails vazados
  • 21 milhões de senhas vazadas
  • 87 gigabytes de informações
  • 1 bilhão de combinações de e-mails e senhas exclusivos

Troy Hunt é dono do site Have I Been Pwned, por meio do qual qualquer pessoa pode checar se seu e-mail ou sua rede social teve informações vazadas.

Os dados contidos no arquivo são de diferentes lugares e datas da internet. Há vazamentos antigos, que geraram 12 mil arquivos, e que foram organizados pelo pesquisador. Após retirar as repetições nas informações coletadas, ele chegou ao número de 1 bilhão de combinações exclusivas de e-mails e senhas.

“O que posso dizer é que meus dados pessoais estão lá e estão certos. São endereço de e-mail e senha que usei há muitos anos”, disse o pesquisador.

Saiba mais: Departamento de Justiça americano torna ilegais sites de apostas na internet

Saiba mais: Brasil vai passar a seguir padrão internacional de publicidade na internet

Verifique se você teve alguma informação vazada

Com a ajuda do site mantido por Hunt, qualquer um pode checar se teve 0 e-mail hackeado. Basta acessar o Have I Been Pwned e digitar seu e-mail.

Para se prevenir desses ataques e vazamentos, algumas práticas são recomendadas, como:

  1. Elaborar complexas para cada website que você utilizar. É possível usar o gerenciador de senhas chamado 1Password.com para gerar e salvar senhas para cada um desses sites;
  2. Habilitar a verificação em dois passos e armazenar os códigos dentro da sua conta do 1Password;
  3. Inscrever-se para receber notificações acerca de quaisquer violações que possa haver em suas contas. Então, basta alterar a senha da conta violada.
Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião