Confiança dos empresários e da indústria caem em maio, diz FGV

Nesta terça-feira (28) foi divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) o Índice de Confiança da Indústria (ICI). O Índice relatou uma queda de 0,7 ponto em maio, dessa forma, retorna ao patamar de março (97,2) e anula a alta de abril (97,9).

De acordo com o Superintendente de Estatísticas Públicas do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, Aloísio Campelo Junior, os empresários estão pessimistas à respeito do futuro.

“As expectativas da indústria continuaram piorando em maio e retratam agora um empresariado ligeiramente pessimista em relação aos próximos meses” disse Campelo.

“Quanto ao desempenho do setor no mês, há sinais dúbios. Após meses andando de lado, o nível de utilização da capacidade voltou a subir. Mas houve, em paralelo, acúmulo de estoques indesejados”, acrescentou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/06/Banner-Noticias-1000x325RAIZ4.jpg

Resultados

Em nota a FGV afirma que “a parcela de empresas que preveem aumento do total de pessoal ocupado caiu de 17,6% para 13,9% entre abril e maio. Enquanto a das que projetam diminuição aumentou de 16,8% para 17,1% do total”.

Além disso, confira outros resultados:

  • O indicador que mede perspectiva de contratações do setor nos três primeiros meses seguintes recuou 3,6 pontos, influenciando o índice geral;
  • Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) subiu 0,8 p.p, alcançando o mesmo nível de novembro do ano anterior, 75,3%;
  • o Índice da Situação Atual (ISA) permaneceu em 98,5 pontos;
  • o Índice de Expectativas (IE) caiu 1,5 ponto, atingindo 95,9 pontos.

Ademais, o indicador que mede o otimismo dos empresários em relação à evolução do ambiente de negócios nos seis meses adiante recuou. Sua marca em abril atingiu os 100 pontos, no entanto, em maio está em 98,4 pontos.

Saiba Mais: FGV: Confiança dos empresários cai e atinge menor nível desde outubro

A pesquisa da FGV, Sondagem da Indústria, consultou ao todo 1.109 empresas entre os dias 2 e 23 de maio. A próxima divulgação acontecerá no dia 27 de junho, mas sua prévia será divulgada no dia 19 de junho.

Tags
Poliana Santos

Compartilhe sua opinião