Balanços da semana

Em pesquisa XP/Ipespe, Bolsonaro segue líder; Ciro e Haddad sobem

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) segue líder na pesquisa XP/Ipespe que foi divulgada nesta sexta-feira. Há exatamente um mês da eleição, que ocorre no dia 7 de outubro, Bolsonaro aparece com 23% das intenções de voto, número igual ao apresentado na última semana. O candidato mantém o patamar a despeito dos ataques que vem sofrendo de seus concorrente ao longo do horário eleitoral gratuito, que começou no dia 1.

Em segundo lugar, aparecem empatados com 12% das intenções de voto a candidata da Rede, Marina Silva, que tem dois pontos a menos que na última pesquisa, e Ciro Gomes (PDT), que subiu 3 pontos percentuais nas últimas três semanas. A tendêcia de crescimento de Ciro também foi captada por outras pesquisas, como a Ibope, divulgada na última terça.

Geraldo Alckmin, que detém mais de 40% do tempo no horário eleitoral, ainda não conseguiu decolar. Mantém os 8% apresentados na última pesquisa. A previsão dos aliados é que esse número comece a mudar a partir da próxima semana, quando o candidato já estará a mais tempo tirando proveito da vantagem que possui ao aparecer mais.

Fernando Haddad, do PT, que deve assumir a candidatura no lugar do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, impedido de concorrer com base na Lei da Ficha Limpa, apresentou seu maior patamar desde o início da pesquisa, atingindo os mesmos 8% de Alckmin.  No entanto, quando tem seu nome associado ao de Lula, Haddad vai a 14% das intenções de voto, o que seria o suficiente para colocá-lo no segundo turno na atual conjuntura.

João Amoedo (Novo) aparece com 4% das intenções, empatado com Álvaro Dias (Podemos). Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e Cabo Daciolo (Patriota) aparecem com 1%, enquanto outros candidatos não pontuaram.

21% dizem que votarão nulo ou branco, enquanto 6% não sabem ou não opinaram.

Outros Cenários

No cenário com o Lula como candidato, o PT lidera com 33% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro tem 22%. Nesse caso, Ciro Gomes aparece com 8%, Geraldo Alckmin 7% e Marina Silva 6%. João Amoedo tem 5%, Álvaro Dias 3%, Meirelles, Boulos e Daciolo 1%.

A pesquisa ouviu 2 000 pessoas e tem margem de erro de 2,2 pontos para mais ou para menos.

Gian Kojikovski

Compartilhe sua opinião