Pedro Parente será sócio da gestora EB Capital quando sair da BRF

Pedro Parente será o novo sócio e presidente da gestora EB Capital. O executivo vai assumir o cargo na gestora de private equity quando deixar o posto de CEO da BRF.

No dia 17 de junho, Pedro Parente deixa o comando da BRF e passa a integrar o time de sócios da EB Capital, que já conta com Duda Sirotsky, Pedro Melzer e Luciana Ribeiro.

“A relação de Parente com os novos sócios é antiga. Trabalharam juntos entre 2003 e 2009 na RBS. Entre as empresas investidas da EB Capital está a Sumicity, uma das maiores empresas de fibra ótica do Brasil”, disse a gestora em uma nota divulgada.

Saiba Mais: Parente: Brexit afetou venda dos ativos da BRF na Europa

Lorival Nogueira Luz Jr. foi escolhido, em março, pelo conselho administrativo da BRF para substituir Pedro Parente na presidência global. A votação foi unânime. Luz Jr. é o atual diretor vice-presidente executivo global da produtora alimentícia.

Saída da BRF

Segundo a BRF, apesar de deixar a presidência da companhia, Pedro Parente ainda vai integrar, como presidente, o conselho de administração. O executivo foi eleito nesta posição em abril do ano passado e deve permanecer por dois anos.

Pedro Parente é, até junho, o CEO Global dá Brazilian Foods – BRF S.A., uma das maiores empresas de alimento do mundo e dona de marcas como Sadia e Perdigão.

Saiba Mais: A guerra comercial entre EUA e China é negativa à BRF, afirma Parente

Atuação pública

O executivo também também atuou no poder público, e teve cargos nos governo de José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Pedro Parente é conhecido por saber gerir em períodos de crise. Ele foi uma das pessoas responsabilizadas pela greve dos caminhoneiros em maio de 2018. O executivo, na época, era presidente da Petrobras. O episódio de paralisação dos caminhoneiros trouxe diversos prejuízos à economia brasileira, em torno dos R$ 15 bilhões, de acordo com o Ministério da Fazenda.

 

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião