Pedidos de seguro-desemprego tem queda de 18% em agosto

O  Ministério da Economia informou nessa quinta-feira (9) que os pedidos de seguro-desemprego no Brasil somaram 463.835 no mês de agosto desse ano, representando uma queda de 18,7% sobre o mês anterior que registrou 570.602 pedidos .

Houve uma redução de 18,2% em comparação com agosto do ano passado, que teve 567.069 solicitações de seguro-desemprego naquele mês.

Embora agosto tenha registrado queda, os requerimentos feitos de janeiro a agosto desse ano chegaram a 4,985 milhões, o que representa um aumento de 7,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, de 4,635 milhões de pedidos.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Estados com maiores números de requerimentos:

  • São Paulo: 138.397 solicitações
  • Minas Gerais: 51.200 solicitações
  • Rio de Janeiro: 37.348 solicitações

Entre os setores, a maior concentração de solicitações ocorreu em serviços (43,2%), seguido pelo comércio (26,4%), indústria (14,7%), construção (9,7%) e agropecuária (4,8%).

O seguro-desemprego é pago ao trabalhador com carteira assinada demitido sem justa causa. O trabalhador tem até 120 dias após a demissão para pedir o benefício, que pode ser solicitado via internet por meio do portal de serviços do governo e pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

É necessário cumprir algumas regras, como ter recebido salários em pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses na primeira solicitação e não estar recebendo benefício de prestação continuada da Previdência Social.

Seguro-desemprego: Brasil contabiliza 4,2 milhões de solicitações no ano

O Ministério da Economia informou no dia 22 de julho desse ano que o número de solicitações de seguro-desemprego no Brasil na primeira metade do mês chegou a 288.845, o que representa uma queda de 1,9% em comparação com o mesmo período no ano passado e um resumo de 4,3% ante a quinzena anterior.

Já no acumulado do ano até a primeira quinzena desse mês, a pasta destacou que o total de pedidos no país somou 4,239 milhões. O total é 13,4% maior quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Em 2019, o total de requerimentos do benefício foi de 6,6 milhões.

Saiba Mais: Seguro-desemprego: Brasil contabiliza 4,2 milhões de solicitações no ano

A pasta ainda indicou que os estados que registraram o maior número de solicitações foram:

  • São Paulo (cerca de 1,2 milhão de pedidos);
  • Minas Gerais (cerca de 473 mil solicitações);
  • Rio de Janeiro (cerca de 330 mil requerimentos).

Segundo dados da pasta, 54,1 % dos requerimentos do seguro-desemprego nesse ano foram feitos através da internet. No mês de abril, 86,9% dos pedidos foi feito online, já que a por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), grande parte dos postos do Sine estavam de portas fechadas.

Com informações do Estadão Conteúdo.

 

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião