Seguro-desemprego: pedidos aumentam 76,2% em maio

A Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia informou nessa quinta-feira (21) que na primeira quinzena de maio, o número de pedidos de seguro-desemprego chegou a 504.313, enquanto no mesmo período do ano passado atingiu 286.272, ou seja, houve um aumento de 76,2%. Esse aumento ocorre em meio a crise econômica causada pela pandemia de coronavírus (Covid-19).

Na primeira quinzena de abril o número de pedidos do auxílio-desemprego ficou em 480.848, o que significa que foi 4,8% menor do que nos primeiros quinze dias nesse mês.

Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

De acordo com o Ministério da Economia, os três estados brasileiros que apresentaram os maiores números de pedidos do benefício foram:

  • São Paulo, com 149.289 solicitações;
  • Minas Gerais, com 53.105;
  • Rio de Janeiro, com 42.693.

Além disso, no acumulado do ano até a primeira quinzena desse mês, foi registado um total de 2,841 milhões de pedidos. Na mesma época de 2019, o número ficou em 2,592. A variação representa um acréscimo de 9,6% no total de requerimentos do benefício.

250 mil solicitações ainda devem ser feitas

A Secretaria do Trabalho avaliou que até 250 mil requerimentos ainda devem ser feitos nos meses seguintes. Além disso o pedido pode ser feito digitalmente e os trabalhadores formais com direito ao benefício tem até 120 dias para solicitá-lo.

Entretanto, cerca de 113.446 pedidos foram feitos presencialmente na primeira metade de maio, ao passo que na segunda metade de abril esse número ficou em 71.503. De acordo com o decreto 10.329 de 28 de abril, as atividades de processamento de auxílio-desemprego são consideradas essenciais e por isso podem realizar atendimento presencial durante a pandemia de coronavírus.

Contudo, o número de requerimentos online também aumentou na primeira metade de maio e representou 77,5% do total de pedidos. Ao todo foram contabilizadas 390.867 solicitações.

EUA registram 2,4 milhões de pedidos de seguro-desemprego

O número de solicitações do auxílio-desemprego nos EUA foi de 2,44 milhões na semana encerrada em 15 de maio. Os dados foram divulgados pelo Departamento do Trabalho americano nesta quinta-feira. O pedido deste tipo de auxílio disparou nas últimas semanas, em razão do impacto do coronavírus.

Veja também: Desemprego nos EUA: setor privado fechou 20 mi de vagas em abril

O total de pedidos de seguro-desemprego dos EUA apresentou uma desaceleração em comparação com o número registrado nas semanas anteriores. E veio em linha com as previsões dos analistas da Bloomberg.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião