PEC do Orçamento de Guerra é aprovada em 2° turno pela Câmara

A Câmara dos Deputados votou e aprovou em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento de Guerra que pretende tornar mais fácil a liberação de gastos durante o período de calamidade pública causado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A PEC do Orçamento de Guerra, sugerida pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, (DEM-RJ), foi aprovada com 477 votos favoráveis e a 1 contra. Segundo o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), os trechos que a Câmara e o Senado concordam devem entrar em vigor ainda essa semana.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora

O principal objetivo da Proposta é separar os gastos emergenciais do Orçamento-Geral da União para conter os impactos da Covid-19. De acordo com o texto, o governo não precisa cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a regra de ouro.

Entretanto, o texto indica que as propostas legislativas e as ações do poder Executivo não podem gerar uma despesa permanente.

PEC do Orçamento de Guerra

A PEC concede anistia para que o Banco Central (BC) compre e venda títulos do Tesouro Nacional nos mercados secundários locais e internacionais. De acordo com o documento títulos de micro, médias e pequenas empresas devem ter preferência. Assim, a instituição financeira pode colocar recursos diretamente no mercado, e se necessário, estimular a concessão de crédito.

Contudo, há algumas restrições para a compra dos ativos. Os títulos devem:

  • Ser classificados no mínimo como BB- na categoria de risco de crédito no mercado local;
  • Pelo menos uma, das três maiores agências internacionais de classificação de risco devem conferir a classificação;
  • As instituições que venderem os ativos para o BC não podem distribuir dividendos acima do mínimo estabelecido pela lei.

Além disso, o Banco Central também deverá publicar informações diariamente sobre as operações realizadas, e o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, deve prestar contas ao parlamento a cada 30 dias.

Saiba mais: Senado aprova em 1° turno “PEC do orçamento de guerra”

Ademais, a PEC do Orçamento de Guerra ainda determina que empresas com dívidas previdenciárias poderão obter crédito com garantia da União.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião