PDT vai à Justiça a fim de impedir negociação entre Embraer e Boeing

O PDT (Partido Democrático Trabalhista) abriu uma ação civil pública na Justiça de Brasília, com o objetivo de suspender a venda do controle da divisão comercial da Embraer à Boeing. O partido alegou risco à soberania nacional.

A negociação para o acordo de fusão entre a Embraer e a Boeing vem enfrentando diversos empecilhos. Caso seja concretizada a fusão, resultará na criação de uma joint venture (ou empresa conjunta).

Saiba mais Bolsonaro: acordo Embraer-Boeing necessita de mudanças 

Saiba mais – Justiça federal volta a autorizar acordo entre Boeing e Embraer 

Saiba mais – Justiça Federal de SP suspende novamente acordo entre Boeing e Embraer

Conforme a Reuters, o PDT citou a  “temeridade de se passar toda a tecnologia de empresa estratégica brasileira para estrangeiros sem a participação do Congresso Nacional – que durante o processo de privatização previu exatamente que a União teria total controle sobre esse tipo de transação – da qual agora abriria mão”.

Na ação, o partido defende que o acordo acertado entre as multinacionais no fim do ano passado, passe por uma análise do Congresso Nacional e do Conselho de Defesa Nacional.

A fusão da Embraer com a Boeing já foi alvo de duas liminares contrárias concedidas pela Justiça de São Paulo, e derrubadas a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) pelo Tribunal Regional Federal da 3ª região (TRF3)

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião