PayDiamond: Suposta pirâmide financeira pode ter enganado até a CVM

De acordo com informações publicadas nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial, pessoas ligadas a gestão da PayDiamond (empresa suspeita de praticar pirâmide financeira) teriam usado bitcoin para esconder os lucros conquistados com o possível golpe. Os suspeitos podem ter enganado até mesmo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) com a manobra citada anteriormente.

O Ministério Público do Estado de São Paulo protocolou uma denúncia contra pessoas que estariam diretamente envolvidas no suposto esquema de pirâmide financeira da PayDiamond no Brasil.

O MP afirma que a empresa pode ser uma “verdadeira organização criminosa, para prática de fraudes e pirâmide, causando danos a número expressivo e indeterminado de pessoas”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Segundo o MP, a PayDiamond se apresentou no mercado brasileiro como uma companhia que vendia equipamentos e suprimentos de informática. Entretanto, após iniciar suas operações, o Departamento Nacional de Produção Mineral recebeu uma denúncia contra a empresa dizendo que ela fazia oferta de contratos de investimentos no comércio de diamantes.

PayDiamond
Slide de apresentação da PayDiamond aos clientes.

O site da PayDiamond não está mais no ar. A empresa possui diversas reclamações não respondidas no portal ReclameAqui. Em uma das reclamações um cliente afirma que investiu US$ 7,6 mil nos serviços ofertados pela empresa e quando foi sacar o site já não estava mais operando.

Veja também: Antigos líderes da Unick Forex podem estar envolvidos em nova pirâmide

Em seus slides de apresentação, a empresa dizia que era “a soma da visão empreendedora com a experiência em Marketing Multinível”. Além do valor em dinheiro, a empresa também oferecia prêmios, como notebooks, motos, carros de luxo e até uma casa no valor de R$ 500 mil para quem fizesse parte do plano ‘Black Diamond’.

Paydiamond

Nesta semana, outra empresa suspeita de praticar pirâmide financeira também foi noticiada no portal Suno Notícias. A Arbcrypto promete rendimentos de até 2,5% ao dia e diversos clientes estão reclamando de problemas com saques.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião