Balanços da semana

Paulo Guedes diz que reforma tributária será enviada ao Congresso em uma ou duas semanas

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na última segunda-feira (25) que a proposta de reforma tributária será enviada ao Congresso por meio de fases. Além disso, o Guedes disse que “estamos a uma ou duas semanas de enviar a proposta de reforma tributária ao Congresso” e que “prefere enviar para uma comissão mista”.

Ademais, Guedes disse que o objetivo do governo em enviar o texto sobre a reforma tributária em duas partes será para facilitar a análise e a apreciação dos congressistas. O projeto, de acordo com Guedes, será encaminhado a uma comissão mista do Senado e da Câmara dos Deputados.

Black Friday Suno – pague 2 anos e leve 3 nas principais assinaturas da Suno Research

O chefe da pasta econômica também afirmou que “o governo quer fazer um imposto sobre valor agregado (IVA) dual federal, com imposto de 11% e 12%”.

Etapas da reforma tributária

O governo de Bolsonaro informou, no dia 18, que a proposta seria enviada em fases. Segundo o chefe da pasta econômica, na primeira parte será enviado o projeto sobre o IVA, depois a alteração das regras do Imposto de Renda para pessoas físicas e jurídicas. Após isso, será encaminhada a sugestão de desoneração da folha de pagamento, a fim de estimular a geração de postos de trabalho no Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Vamos baixar Imposto de Renda de pessoa jurídica, que está em 34%. A ideia é que este tributo fique entre 20% e 25%, no máximo”, disse Guedes.

“Temos de tributar os dividendos para pessoas físicas, que pagam 15% de Imposto de Renda”. O ministro ressaltou que o imposto sobre dividendos para pessoas físicas pode ser aprovado pelo Congresso em 2020 e passar a valer no ano seguinte.

Saiba mais: Reforma da Previdência é promulgada no Congresso

Guedes afirmou ainda que dentro da proposta de reforma tributária estará um acordo com os Estados Unidos sobre bitributação, que foi um dos temas tratados no Fórum de CEOs Brasil-EUA, em Washington, o qual o ministro esteve presente.

Além de esclarecer o trâmite da reforma tributária, Guedes disse que o Produto Interno Bruto (PIB) está crescendo num ritmo de 2% e que o crédito privado está avançando em no ritmo de dois dígitos, sendo maior que a concessão de financiamentos pelo setor público. “Estamos avançando, teremos o melhor natal dos últimos oito anos.”

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião