Paulo Guedes diz que PIB do Brasil poderá crescer até 4% em 2021

O atual ministro da Economia, Paulo Guedes, comentou nesta quinta-feira (12) sobre o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e disse que o indicador poderá ter um avanço de “3%, 3,5%, até 4% no ano que vem”. A afirmação foi feita durante o evento ‘Dia Nacional do Supermercado 2020’, promovido pela Associação Brasileira dos Super Mercados (Abras).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Nesse sentido, Paulo Guedes afirmou que “o Brasil já está programado para fazer forte recuperação cíclica no ano que vem”.

Além disso, o ministro falou sobre o marco regulatório e indicou que este está sendo reparado para que a atual onda de consumo seja transformada em uma onda de investimentos.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg


Sobre a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o economista destacou que o governo já se prepara para agir frente a possiblidade de uma segunda onda atingir o País, mas ponderou que “o que não podemos é, por politicagem, tentarmos continuar gastando muito além da nossa capacidade”.

Paulo Guedes comenta sobre prorrogação do coronavoucher

Além disso, Guedes afirmou que se houver uma nova onda de coronavúrus no Brasil, os pagamentos do auxílio emergencial, apelidado de coronavoucher, serão prorrogados. Apesar disso, destacou que este não é o “Plano A” do governo.

“Existe possibilidade de haver uma prorrogação do auxílio emergencial? Aí vamos para o outro extremo. Se houver uma segunda onda de pandemia, não é uma possibilidade, é uma certeza. Nós vamos ter de reagir, mas não é o plano A. Não é o que estamos pensando agora”, disse o ministro no evento da Abras.

Segundo o economista “a pandemia está descendo, o auxílio está descendo junto, e a economia voltando. Essa é nossa realidade, nosso plano A. ‘Ah, mas veio uma segunda onda’. Ok, vamos decretar estado de calamidade de novo e vamos nós, de novo, com a experiência que temos agora, recalibrando os instrumentos”. “Ao invés de gastar 10% do PIB, como foi neste ano, gastamos 4% [em 2021]”, completou Paulo Guedes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião