Balanços da semana

Paulo Guedes ‘é o homem que decide a economia no Brasil’, diz Bolsonaro

O ministro da economia, Paulo Guedes, é o “homem que decide a economia no Brasil”, segundo o presidente Jair Bolsonaro. A declaração foi realizada na manhã desta segunda-feira (27) em entrevista coletiva no Palácio da Alvorada.

“Acabei mais uma reunião aqui tratando de economia. E o homem que decide a economia no Brasil é um só: chama-se Paulo Guedes. Ele nos dá o norte, nos dá recomendações e o que nós realmente devemos seguir”, disse Bolsonaro.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora!

A declaração do mandatário ocorreu em meio às especulações sobre uma possível saída de Paulo Guedes do governo Bolsonaro, após a saída do ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta, e o pedido de demissão do ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Além de Guedes, Bolsonaro estava acompanhado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.

Na entrevista, Guedes disse que o governo permanece firme com sua proposta de política econômica de responsabilidade fiscal. Segundo ele, os gastos públicos extraordinários ocorridos devido ao coronavírus são uma “exceção” em sua política econômica.

“Queremos reafirmar a todos que acreditam na política econômica que ela segue e a mesma política econômica”, disse o ministro. “Quando há um problema, como de saúde, o presidente fala: ‘Olha vamos par um programa de exceção'”, explicou Guedes.

Paulo Guedes chama Pró-Brasil de ‘estudos’

Quando questionado acerca do Plano Pró-Brasil, programa elaborado pelo governo para o desenvolvimento e crescimento econômico, apresentado pelo ministro da Casa Civil, Braga Netto, sem a presença de Guedes, o ministro chamou o plano de “estudos”.

“O programa Pró-Brasil, na verdade, são estudos, justamente na área de infraestrutura. São estudos adicionais para ajudar nessa arrancada de crescimento que nós vamos fazer. Agora, isso vai ser feito dentro dos programas de recuperação de estabilidade fiscal nossa. Nós não queremos virar a Argentina, não queremos virar a Venezuela.”

Guedes ainda mostrou-se contrário à queda do teto de gastos. “Nós estamos no caminho certo, para que falar em derrubar o teto, se é o teto que nos protege contra a tempestade?”

Saiba mais: “Imprimir dinheiro” pode ser saída do BC para combater crise?

Segundo o chefe da pasta econômica, o Brasil irá sair da crise “muito brevemente” e irá “surpreender o mundo”.

“O Brasil vai voltar à tranquilidade muito brevemente, muito antes que todos esperam. Nós vamos surpreender o mundo de novo. Surpreendemos ano passado e vamos surpreender novamente. Positivamente, sempre. E eu agradeço ao presidente a confiança que sempre demonstrou no nosso programa”, disse Paulo Guedes.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião