Paulo Guedes deixa “fora de questão” a renegociação da dívida pública

Paulo Guedes, o Ministro da Fazenda escolhido por Jair Bolsonaro, comentou nesta terçã-feira, 06 de novembro, sobre a dívida pública. Segundo o economista, não existe a possibilidade do próximo governo renegociar o valor.

As declarações de Paulo Guedes acontecem um dia após a entrevista em que o capitão reformado comentou sobre a dívida interna do Brasil.

Em fala à Band o presidente falou o seguinte trecho:

“Não vou dizer que é impagável. Dá para você pagar isso daí se você tiver um bom ministro da economia, como temos o Paulo Guedes, para conduzir essas renegociações de forma bastante responsável e mostrar para todos no Brasil que estamos todos no mesmo barco”.

Contudo, o “posto Ipiranga” do capitão da reserva fez questão de declarar aos jornalistas presentes no Ministério da Fazenda que a fala do presidente eleito foi equivocada.

“Durante a campanha, falei que tinha uma despesa de juros demasiada, de US$ 100 bilhões por ano. É como reconstruir uma Europa por ano. Os juros são recessivos. Falei tantas vezes que o presidente pode ter entendido que íamos renegociar a dívida, mas isso está fora de questão”.

Contudo, Guedes concluiu sua fala amenizando a situação:

“Não se pensa nisso. Isso não existe, isso não é um problema. O que existe é uma preocupação com a dívida”.

Paulo Guedes havia ido se encontrar com o atual Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, com objetivo, principalmente, de conversar sobre a transição de governo.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião