Paulo Guedes afirma que pode desistir de imposto sobre transações digitais

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, durante entrevista à emissora “CNN”, nesta quinta-feira (15), que pode desistir da criação de um novo imposto sobre transações digitais, como era a antiga CPMF.

O ministro da Economia disse que o novo imposto não bancará o Renda Cidadã “de jeito nenhum”. O Renda Cidadã é o programa do governo criado com o intuito de substituir o Bolsa Família.”Não tem aumento de imposto, não existe aumento de imposto”, disse Paulo Guedes.

“A mídia, por exemplo, quer desonerar a folha de pagamento, não quer? Esse imposto só entraria se fosse pra desonerar. Talvez nem precise, talvez eu desista”, acrescentou o ministro

Mesmo com a fala dita hoje, Guedes havia defendido, na última quarta-feira (14), a criação do imposto sobre transações e ainda chegou a acusar a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) de ser contra a iniciativa “porque quer beber água onde os bancos bebem”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Eu acho que os bancos vão acabar usando também. Porque os bancos já cobram uma CPMF hoje. A Febraban é que mais subsidia e paga todos os economistas brasileiros para dar consultoria contra esse imposto, mas a Febraban está fazendo isso porque querem beber água onde os bancos bebem. Os bancos bebem essa água”, afirmou Guedes na última quarta-feira, em evento promovido pelo IDP.

Paulo Guedes é “o cara da palavra final”, segundo Bolsonaro

No início deste mês, o presidente Jair Bolsonaro disse que “segue a linha do Paulo Guedes” e que o ministro tem a palavra final sobre a política econômica. A declaração do mandatário ocorreu um dia após o chefe da pasta econômica negar o uso de precatórios para o financiamento do programa social Renda Cidadã.

“O Paulo Guedes continua 99,9% de confiança comigo. Deixo sempre 1% porque quando eu quero mudar alguma coisinha eu falo com ele (…) Então, ele é o cara da política econômica, tá certo? E a palavra final é dele e ponto final”, disse Bolsonaro em live nas redes sociais.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião