Paulo Guedes: câmbio está indo para o lugar real, de equilíbrio

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta quarta-feira (29), que o governo está deixando o câmbio ir para o lugar real, de equilíbrio. Segundo ele, isso protegeria a indústria brasileira. A declaração foi realizada em uma live com o site Mercado & Consumo.

Paulo Guedes voltou a afirmar que o modelo do Brasil não é mais de uma taxa básica de juros da economia (Selic) alta e com câmbio baixo, mas sim de juros baixos com câmbio “em cima”.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora!

“O aperto é fiscal e deixa mais solto o monetário”, disse o chefe da pasta econômica, salientando que a Selic está “baixíssima”, mas pode descer mais. “O Brasil nunca viu isso, juros abaixo de 3%”.

No dia 18 de março, o Comitê de Política Monetária (Copom) cortou a Selic para 3,75%, , uma nova mínima histórica. O corte era aguardado pelo mercado por conta dos impactos econômicos provocados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Em comunicado sobre o corte, o Comitê justificou o corte devido a “uma desaceleração significativa do crescimento global, queda nos preços das commodities e aumento da volatilidade nos preços de ativos financeiros”.

Na última segunda-feira (27), o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC), revelou a expectativa dos especialistas do mercado financeiro para uma taxa de juros de 3% ao final de 2020. Enquanto isso, nesta quarta-feira, o dólar opera em queda de 2,26%, sendo cotado a R$ 5,39, após atingir sucessivos recordes nominais nas últimas semanas.

Para Paulo Guedes, PAC é buraco já cavado

Na entrevista desta quarta-feira, em que esteve ao lado do empresário Abílio Diniz, Guedes disse que o “O PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) já deu errado, você já cavou o buraco, solução não pode ser cavar mais fundo”.

Segundo ele, o que irá alavancar o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é o investimento privado, e não mais “um programa para acelerar a economia por meio de grandes obras públicas que já foi tentado e não deu certo”.

“Pode até ter um ministério ou outro que tem ideia dessa, mas não encaixa”, disse Guedes.

Saiba mais: “Imprimir dinheiro” pode ser saída do BC para combater crise?

Na última quarta-feira (22), o ministro da Casa Civil, general Walter Braga Netto, anunciou um novo programa, batizado de Pró-Brasil, de medidas para promover o crescimento econômico do País.

Entretanto, a equipe da área técnica de Guedes, que não esteve na apresentação do programa, ainda se opõe ao plano. De acordo com ministério, o Brasil não dispõe de recursos para realizar uma expansão dos investimentos públicos. Desde o início do governo, a proposta de Guedes tem sido a diminuição de despesas, com o objetivo de reduzir o déficit das contas públicas.

Na última segunda-feira (27), ao lado do presidente Jair Bolsonaro, Paulo Guedes disse que o Pró-Brasil “na verdade, são estudos na área da infraestrutura” que, para ele, “ajudarão nessa arrancada de crescimento que nós vamos fazer”.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião