Paulo Guedes: não tenho ‘bom temperamento’ para ser articulador político

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta segunda-feira (8) que não tem ‘bom temperamento’ para ser articulador político. A fala ocorreu nesta segunda-feira em um evento promovido pelo jornais “Valor Econômico” e “O Globo”. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também participou dos debates.

Saiba mais: Paulo Guedes descarta fim de livre comércio com o México

“Eu não tenho a pretensão de ser coordenador político. Vocês viram meu desempenho. Não tenho bom temperamento para fazer essa função. A coordenação da reforma está em excelentes mãos, como Rogério Marinho (secretário de Previdência), o Bruno Bianco, que é a voz do Mickey. Eu sou animal de combate em economia, não sou para fazer essa coordenação”, disse Paulo Guedes.

Na semana passado, o ministro da Economia esteve presente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Durante a sessão, o ministro discutiu com deputados da oposição. A audiência acabou após um desentendimento entre Guedes e o deputado Zeca Dirceu, do PT.

“Eu não acredito que eu vá ser o interlocutor. Na pauta econômica, tenho uma aproximação do presidente da Câmara (Rodrigo Maia), com o presidente do Senado (Davi Alcolumbre) com governadores, prefeitos”, acrescentou.

Além disso, Paulo Guedes afirmou que o coordenador político oficial do governo, o ministro Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, possui suas “dificultades”. “O Onyx tem lá suas dificuldades. É natural”.

Rodrigo Maia

No mesmo evento, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que pretende aproximar os governadores a Paulo Guedes. O objetivo é facilitar o diálogo para construir um “grande acordo” no campo econômico.

Saiba mais: Paulo Guedes afirma não ter apego ao cargo; Bolsa reage negativamente

Maia acrescentou que é necessário avançar para outras pautas importantes do País. “Vamos entregar tudo. Todos sobrevivemos mais um ano, um ano e meio e depois volta tudo”. Além disso, o deputado elogiou o ministro da Economia “Paulo Guedes fez uma análise verdadeira do que fizemos nos últimos anos”, disse.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião