Pastor norte-americano preso na Turquia deve ser solto ainda este mês

O secretário de Estado dos Estados Unido, Mike Pompeo, admitiu que o pastou norte-americano que está preso na Turquia acusado de terrorismo, Andrew Brunson, deve ser solto ainda no mês de setembro. A informação foi importante para o mercado e para a crise cambial turca que fez a moeda local se valorizar frente ao dólar.

No mês de agosto os Estados Unidos colocaram sansões sobre dois ministros turcos e causou um enorme estrago na economia do país. A lira se desvalorizou mais de 40% frente ao dólar só neste período, entretanto depois das falas de Pompeo, a divisa subiu cerca de 2%.

O Secretário não disse quais seriam os processos para a liberação do pastor, mas Brunson deve comparecer à justiça de Ancara na segunda semana de outubro para mais uma sentença. O presidente-norte americano, Donald Trump, chegou a afirmar que se o Andrew Brunson não fosse liberado, os Estados Unidos tomariam posturas mais severas do que as tomadas até aquele momento.

Para estancar a crise, na semana passada o banco central da Turquia elevou a taxa de juros do país de 17,25% para 24%, para tentar segurar a forte desvalorização da moeda e segurar a inflação.

Entretanto o presidente do país, Recep Erdogan, se mostrou contrário a política fiscal adota e qualquer tipo de mudança para cima das taxas.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião