Balanços da semana

Passaredo anuncia compra da MAP Linhas Aéreas

A Passaredo anunciou nesta quarta-feira (21) que comprou o capital total da MAP Linhas Aéreas. O valor da negociação não foi divulgado por nenhuma das duas companhias.

Após a negociação, a Passaredo passou a ter 26 slots, que são horários de pouso e decolagem, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Além disso, a aérea agora atua na região norte do Brasil.

Antes, a companhia possuía 14 slots em Congonhas, enquanto a MAC tinha 12 horários. As empresas aumentaram o número de operações após a distribuição dos slots que pertenciam a Avianca, que está em recuperação judicial.

“Desde que começamos a participar da concorrência em Congonhas, vimos que o custo de cada uma para operar seria pesado. Começamos a conversar para ver o que poderia ser feito e surgiu a possibilidade de fazer a aquisição”, declarou o presidente da Passaredo, José Luiz Felício Filho.

Consequências da compra da MAC pela Passaredo

A expectativa dos executivos das companhias é que as aéreas possam otimizar suas operações e ampliar a estrutura que possuem em Congonhas.

O presidente da Passaredo afirmou que quer usar os slots da MAP para ampliar a oferta de destinos para regiões próximas a São Paulo.

Os voos devem incluir cidades como Araçatuba, Bauru e Marília, no interior de São Paulo, além de Uberaba e Ipatinga, em Minas Gerais, Dourados, no Mato Grosso do Sul e Ponta Grossa, no Paraná.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Nossa malha será muito focada no atendimento ao interior de São Paulo e cidades que fazem limite com o Estado. Não vou competir na ponte aérea. Existem muito mais passageiros desassistidos nas cidades que escolhemos do que na ponte aérea”, afirmou Felício Filho.

Redistribuição de slots da Avianca

No último mês, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) distribuiu os 21 horários de pousos e decolagens da Avianca para empresas que tinham até 54 slots por dia em Congonhas.

Saiba mais: Anac distribui slots da Avianca para aéreas entrantes no mercado

Na redistribuição, a Azul obteve com 15 slots, a Passaredo ficou com 14 e a MAP com 12 horários.

A Avianca era a quarta maior no setor de aviação do Brasil. Com a crise e o pedido de recuperação judicial, a empresa perdeu essa posição.

Atualmente, a Passaredo é responsável pelo quarto lugar entre as maiores empresas do mercado aéreo do País. A MAP ocupa a quinta colocação.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião