Partido Republicano da Califórnia admite ter colocado urnas falsas pelo estado

O Partido Republicano do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, admitiu ter colocado mais de 50 urnas falsas, enganosamente rotuladas como “oficiais”, para cédulas de votação. As informações foram publicadas pelo jornal “The New York Times” nesta terça-feira (13).

De acordo com a reportagem, começaram a aparecer caixas cinzas de metal nas últimas semanas em regiões tidas como mais conservadoras dentro do estado historicamente democrata. Os recipientes dispostos pelo Partido Republicano, encontrados em Los Angeles, Fresno e Orange, são ilegais e poderiam levar a uma fraude eleitoral, segundo as autoridades locais.

As caixas de voto oficiais, que são controladas por uma rigorosa regulamentação para impedir fraudes partidárias, são quase indistinguíveis ao eleitor médio, reportou o jornal.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

As ações ocorrem em meio a disputa entre os partidos Republicano e Democrata sobre o direito de votar à distância, por correio, com os aliados do presidente Donald Trump acusando os democratas de minar a integridade do processo eleitoral no país ao ampliar o voto ausente e outras medidas para elevar o acesso às cédulas.

Na última segunda-feira (12), o secretário de Estado da Califórnia, Alex Padilla, e o procurador-geral, Xavier Becerra, ordenaram ao Partido Republicano a remoção das urnas. As autoridades ainda instaram os eleitores que poderiam ter deixado suas cédulas nas caixas falsas a se inscreverem no site oficial do governo para garantir que o voto seja contado.

Partido Republicano diz que continuará a prática

Apesar do escrutínio e das ordens de cessar, o porta-voz do Partido Republicano da Califórnia, Hector Barajas, afirmou que a organização continuaria a distribuir as caixas, sem adicionar quaisquer rótulos que poderiam identificá-las como urnas do partido.

O porta-voz, que admitiu a responsabilidade do partido após ser bombardeado por perguntas de repórteres na última segunda-feira, declarou que a prática não é ilegal. Segundo Barajas, a lei estadual não restringe a “coleta de votos“, isto é, a medida que permite um terceiro reunir as cédulas dos eleitores.

“Não há nada em qualquer uma das leis ou regulamentações citados naquele comunicado que indica que as caixas de coleta não são permitidas”, afirmou o porta-voz do Partido Republicano, que ainda culpou os democratas de não escreverem um lei que proibisse a prática.

Urnas falsas não proteção legal

Em sentido oposto ao que alegou o porta-voz do Partido Republicano, o secretário de Estado da Califórnia afirmou que as caixas não são contempladas pela Lei, visto que têm a intenção de “enganar eleitores e erodir a confiança pública” no processo eleitoral norte-americano.

Nesse sentido, as autoridades legais ordenaram um investigação sobre as urnas enquanto Padilla enviou um memorando às autoridades eleitorais do condado instando-os a apurar as caixas não autorizadas, com o objetivo de garantir a segurança e cadeia de custódia das cédulas de votação.

Em relação ao Partido Republicano, o secretário de Estado da Califórnia relembrou as autoridades de que: criar um local de votação irregular é um crime passível de punição de até quatro anos de prisão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião