Partido Conservador de Boris Johnson vence eleições no Reino Unido

O Partido Conservador do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, venceu as eleições, conquistando um maior número de cadeiras no Parlamento. Dessa forma, Johnson foi reconduzido ao cargo pelo qual assumiu em julho deste ano. O partido de Boris ficou com 364 cadeiras contra 203 dos trabalhistas de Jeremy Corbyn. No total, são 650 cadeiras no Parlamento. O resultado foi comunicado nesta sexta-feira (13).

Uma pesquisa de boca de urna divulgada na última quinta-feira (12) já mostrava que o partido de Boris Johnson poderia vencer com uma diferença grande de votos. A tal pesquisa foi realizada pelo instituto Ipsos Mori junto a rede de TV BBC, a ITV e a Sky. O levantamento adiantava que Johnson conseguiria 368 deputados e iria obter uma vitória folgada.

Após o resultado das eleições, Johnson fez agradecimentos e afirmou que o partido conservador “recebeu um novo e poderoso mandato para realizar o Brexit – e não apenas para fazer o Brexit, mas para unir este país e levá-lo adiante”.

Veja também: Confira quais empresas podem ser influenciadas pelo Brexit

Segundo o primeiro-ministro britânico, as eleições dão a ele uma “chance de respeitar a vontade democrática do povo britânico, mudar este país para melhor e liberar o potencial de todo o povo”.

Mudança na data das eleições

As eleições legislativas, que aconteceram nesta semana, eram para ser realizadas somente em 2022, porém Boris Johnson quis antecipá-las porque perdeu a maioria no Parlamento no mês de setembro, com uma rebelião de 21 deputados de seu partido.

No começo, Johnson teve seu pedido rejeitado por três vezes. Entretanto,  no dia 29 de outubro, os parlamentares concordaram em realizar o pleito no 12 de dezembro.

Como Boris Johnson chegou ao cargo de primeiro-ministro?

Em julho deste ano, depois da premiê Theresa May renunciar ao cargo, Boris Johnson se tornou o primeiro-ministro do Reino Unido sem ter ganho uma eleição. Vale destacar que May renunciou por tentativas frustradas de aprovar seu acordo para o Brexit.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião