Parlamento britânico decide proibir Brexit sem acordo

O Parlamento britânico decidiu, nesta quarta-feira (4), que o país será proibido de sair da União Europeia (UE) sem um acordo com o bloco regularizando a relação futura entre ambos. A aprovação do projeto é mais uma derrota para o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, defensor do Brexit a qualquer custo.

O projeto, que vai contra os ideais do defensor do Brexit, obteve grande apoio da oposição e de uma parcela de integrantes do próprio Partido Conservador. Foram registrados:

  • 329 votos a favor
  • 300 contra a medida.

Com a aprovação da proposta, o Brexit pode ser adiado para 2020, o que eleva a incerteza sobre o futuro do país.

De acordo com o novo texto, o governo britânico terá que fechar um acordo com Bruxelas (sede da UE) até o dia 19 de outubro e logo aprová-lo no parlamento. Caso isso não ocorra, Johnson terá que solicitar à UE um adiamento de 90 dias, até o dia 31 de janeiro.

O projeto aprovado nesta quarta ainda necessita das votações das emendas e outros detalhes do texto. Além disso, precisa passar pela Câmara dos Lordes (Senado britânico) e ter a confirmação da Rainha. A previsão da conclusão de todo esse processo é de até a próxima segunda (9), após isso o parlamento será suspenso por cinco semanas, a pedido de Johnson à Rainha.

Suspensão temporária do parlamento britânico favorece ao Brexit

A Rainha Elizabeth II aprovou o pedido do governo e suspendeu o Parlamento britânico, solicitado pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, na última quarta (28).

Saiba mais: Rainha Elizabeth II aprova suspensão do Parlamento britânico

O Legislativo do Reino Unido não vai se reunir a partir do dia 9 de setembro, quando inicia o recesso de verão, até o dia 14 de outubro. Dessa forma, não poderá votar emendas contrárias ao Brexit durante o período. Essa é a suspensão mais longa desde 1945, segundo o jornal britânico “The Guardian”.

 

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião