Pandemia reduz compras e vendas de imóveis em SP no 1º semestre

O Registro de Imóveis do Brasil divulgou nesta sexta-feira (2) que as transações de compra e venda de imóveis em São Paulo registraram uma queda de 8,8% no primeiro semestre, ante o mesmo período do ano passado, totalizando 263.281 operações.

De acordo com os dados, o segundo trimestre registrou um total de 116.265 transações de compra e venda no estado, o que revela uma queda de 21,2% em comparação com o trimestre anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, o recuo é ainda maior, de 22,2%.

A pesquisa apontou que todas as microrregiões tiveram quedas nos indicadores de compra e venda no período em comparação com janeiro a março deste ano. Diante disso, os maiores recuos foram:

  • Litoral Sul Paulista: -39,7%
  • Campinas: – 32,6%
  • Piracicaba: -25,6%

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Ao passo que as microrregiões que foram menos impactadas foram:

  • Assis: -0,6%
  • Araçatuba: -2,5%
  • Ribeirão Preto: -7,2%

A Região Metropolitana de São Paulo, registrou uma queda de 23,2%, ante o primeiro trimestre de 2020.

Os Indicadores são divulgados a cada mês pelo Registro de Imóveis do Brasil, entidade que congrega associações estaduais, que representam 3.297 unidades de registros de imóveis em todo o país. A metodologia utilizada é da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Imóveis: vendas sofrem queda de 2,2% no primeiro semestre, diz CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) divulgaram nessa segunda-feira (24) o estudo de Indicadores Imobiliários Nacionais, apontando que os lançamentos de imóveis residenciais caíram 43,9% no primeiro trimestre do ano, enquanto as vendas caíram 2,2% comparadas ao mesmo período do ano passado no Brasil.

De acordo com a CBIC, ao passo que as vendas dos imóveis sofreram quedas leves, os lançamentos sofreram maiores reduções em seus números.

As incertezas geradas pela pandemia do coronavírus (covid-19) interromperam a expansão que vinha ocorrendo desde janeiro de 2018 no mercado imobiliário. Entretanto, as consequências foram menores do que o previsto, salientou a câmara.

Saiba Mais: Imóveis: vendas sofrem queda de 2,2% no primeiro semestre, diz CBIC

As vendas sofreram uma queda de 23,5% no segundo trimestre desse ano, comparando com o mesmo período no ano passado. Sendo as variações das regiões de:

  • Região Sudeste: queda de 39,3% (9.321 unidades a menos);
  • Região Centro-Oeste: queda de 22,9% (947 unidade a menos);
  • Região Sul: variação positiva de 5% (333 unidades);
  • Região Norte: queda de 0,5%;
  • Região Nordeste: crescimento de 0,1%

No primeiro semestre, as vendas de imóveis alcançaram o valor de 71.109, contra 72.710 do mesmo período do ano anterior.

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião