Coronavírus desencadeia onda de recuperações judiciais nos EUA

A crise econômica provocada pelo novo coronavírus (covid-19) provocou uma onda de recuperações judiciais nos Estados Unidos. Segundo uma pesquisa da consultoria New Generation Research, divulgada nesta sexta-feira (21) foram no total 45 empresas que utilizaram o chamado “Chapter 11” até o dia 17 de agosto.

Os pedidos de recuperações judiciais de grandes empresas dos EUA estão agora em ritmo recorde e devem ultrapassar os níveis alcançados durante a crise financeira em 2009.

O número de empresas que recorreram as concordatas foi o dobro do registrado no ano passado na mesma data.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Estamos nas primeiras entradas deste ciclo de falências. Ele se espalhará por todos os setores à medida que nos aprofundarmos na crise. Vai ser uma jornada dura ”, disse ao jornal “Financial Times” Ben Schlafman, diretor de operações da New Generation Research. No total, 157 empresas com passivos de mais de US$ 50 milhões (cerca de R$ 250 milhões) entraram com pedido de concordata este ano.

O aumento nas falências ocorre apesar de trilhões de dólares em ajuda governamental para mitigar as consequências da pandemia do coronavírus nas empresas, destacando o impacto catastrófico e duradouro que a Covid-19 está tendo na economia dos EUA.

“Acabar com os benefícios federais de desemprego de US $ 600 por semana empurrará dezenas de milhões de americanos para a pobreza, ou desconfortavelmente perto dela. Eles não terão dinheiro para comprar bilhões de dólares em bens e serviços. Como resultado, toda a economia sofrerá. As pequenas empresas continuarão a sofrer mais porque já são precárias ”, explicou Robert Reich, que foi secretário do Trabalho dos EUA no governo Bill Clinton.

Inadimplências corporativas multimilionárias foram lideradas por empresas de petróleo e gás este ano, à medida que os preços baixos do petróleo prejudicaram muitos negócios. Até o momento, houve 33 registros, incluindo:

  • Chesapeake,
  • Whiting Petroleum
  • Diamond Offshore Drilling

em comparação com apenas 14 empresas no ano passado.

Recuperações judiciais no setor de varejo

Negócios de varejo com ativos de mais de US $ 50 milhões também foram severamente afetados, pois 24 entraram com pedido de falência, triplicando os valores alcançados no ano passado.

O setor de varejo está entre os mais atingidos pelos bloqueios impostos pelo governo, que impediram a abertura de lojas e levaram os consumidores  buscarem por lojas online como a Amazon.

Neiman Marcus, a rede de lojas de departamentos de luxo que lutou por anos com um pesado fardo da dívida de sua aquisição alavancada pela TPG e Warburg Pincus em 2005, entrou com um pedido de falência em maio com passivos de US $ 6,7 bilhões.

A loja de ternos, Brooks Brothers, que já contava com Abraham Lincoln e John F Kennedy entre seus clientes, fez o mesmo em julho.

“A pandemia Covid-19 está remodelando os hábitos de compra dos consumidores. Portanto, continuaremos a ver grandes empresas de varejo, energia e transporte aproveitando as ferramentas fornecidas por uma falência formal para se reestruturar e ser mais lucrativas e competitivas no longo prazo ”, disse Deirdre O’Connor, diretora de reestruturação corporativa no grupo de serviços jurídicos Epiq.

Saiba Mais: Produção industrial dos Estados Unidos avança 3% em julho

Os dados mais recentes sobre o aumento das falências vêm com a economia dos EUA encolhendo a uma taxa anual de 32,9% no segundo trimestre, a maior na história do pós-guerra, de acordo com uma estimativa preliminar do Bureau of Economic Analysis.

Várias empresas tentaram reabrir no final de maio e junho, mas um recente surto de casos de coronavírus e mortes em vários estados dos EUA atrapalhou a recuperação, forçando muitos proprietários de empresas a fechar novamente.

“É doloroso dizer isso, mas a falência é uma indústria em crescimento na América”, acrescentou Schlafman, da New Generation Research, comentando esse aumento de pedidos de recuperações judiciais.

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião