Pandemia causa queda de 13% no preço da gasolina em 2020

Até o momento, a pandemia do coronavírus (covid-19) causou uma queda de 13% no preço da gasolina no Brasil desde o início do ano. Os dados foram divulgados pela responsável por gestão de frotas e meios de pagamento, ValeCard, nesta sexta-feira (3).

Para obter os dados, a ValeCard analisou registros de transações realizadas com o seu cartão de abastecimento em aproximadamente 20 mil estabelecimentos credenciados. Apesar da ValeCard normalmente fazer um levantamento quinzenal, a empresa decidiu antecipar a divulgação dos dados e realizou uma comparação anual para sentir os efeitos no preço dos combustíveis.

Entre os meses de junho do ano passado e junho de 2020, a queda foi de 11%. Em maio a gasolina atingiu o seu menor valor, com um preço médio de R$ 4,01 nos postos do país. Em junho, houve um aumento de treze centavos por litro.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

A situação delicado do combustível levou a Petrobras (PETR4) a anunciar na última quarta-feira (1) a sétima elevação consecutiva nos preços da gasolina e do diesel a partir desta quinta (2), subindo, em média, 3%.

Petrobras informou em maio que demanda por gasolina era fraca

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou, em maio, que a demanda por gasolina no Brasil já havia caído entre 50% e 60%. A afirmação havia sido feita durante um evento online do Itaú BBA.

Nesse mesmo evento, Castello Branco também citou a queda brusca na demanda por querosene de aviação (QAV), que teve uma baixa de mais de 80%. A menor demanda por gasolina e outros combustíveis é um reflexo da crise causada pelo coronavírus.

Saiba mais: Petrobras (PETR3): PDV reduz 22% dos empregados e economiza R$ 18 bi

O presidente da Petrobras também disse que a volatilidade dos preços da gasolina é maior do que a da crise de 2008. “Quando o mercado tem visão clara [dos preços], faz a descoberta de preços, a volatilidade se acomoda”, afirmou o executivo.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião