Pagamento de recursos do PIS/Pasep iniciará na próxima segunda-feira

O pagamento dos recursos do PIS/Pasep começará na próxima segunda-feira (19). A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil disponibilizarão o dinheiro para os cotistas que possuem contas nas instituições.

A liberação dos recursos do PIS/Pasep faz parte da Medida Provisória 889. A MP também liberou os saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Os recursos do abono salarial serão liberados para cotistas de todas as idades. Além disso, o ministério da Economia informou que não há prazo limite para a retirada do montante.

O valor total disponibilizado pelo governo federal é de R$ 18,3 bilhões. Essa quantia será destinada a 10,4 milhões de trabalhadores que possuem cotas.

Para quem não possui conta na Caixa e já tem mais de 60 anos, o dinheiro poderá ser sacado a partir do dia 26 de agosto. Os cotistas nessa situação que possuem até 59 anos, poderão retirar os recursos a partir do dia 2 de setembro.

Quem possui direito ao saque do PIS/Pasep

A medida valerá para todos os cotistas cadastrados no PIS/Pasep até outubro de 1988 e que não retiraram o valor total.

Os servidores públicos devem ser cadastrados no Pasep, enquanto os trabalhadores da iniciativa privada precisam estar registrados no Pis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Os herdeiros de cotistas também possuem direito a retirar os recursos. Nesse caso, é necessário apresentar uma declaração de consenso entre as partes e um documento que comprove a condição de sucessor.

Abono salarial para quem nasceu em agosto

O abono salarial para os trabalhadores nascidos em agosto começou na última quinta-feira (15). Esse recurso é direcionado aos trabalhadores que estão inscritos no PIS ou no Pasep há cinco anos e que trabalharam ao menos 30 dias em 2018.

A Caixa Econômica Federal realizará o pagamento aos trabalhadores de instituições privadas. Por sua vez, os servidores públicos receberão o pagamento pelo Banco do Brasil.

Saiba mais: Está liberado abono salarial do PIS/Pasep aos nascidos em agosto

“O benefício do abono salarial assegura o valor de um salário mínimo anual aos trabalhadores brasileiros que recebem até dois salários mínimos dos empregadores que contribuem para o PIS ou para ou Pasep“, afirma o governo.

O valor do PIS/Pasep corresponde a um salário mínimo divido por 12 meses trabalhados.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião