Pacote de alívio de Joe Biden encontra reação negativa de republicanos

O novo pacote de alívio de US$ 1,9 trilhão (cerca de R$ 10,07 trilhões) proposto pelo presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden enfrentou nesta sexta-feira (15) reações negativas do partido Republicano no Congresso americano. As informações são do Financial Times.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Embora os democratas tenham conquistado o controle das duas casas, a margem de 50-50 no Senado ainda constitui um entrave para a aprovação “suave” do abrangente pacote de estímulos de Joe Biden. Nesse sentido, os obstáculos encontrados pelo projeto hoje sinalizam o desafio que mandatário terá pela frente para garantir um apoio bipartidário.

Segundo as regras do Senado norte-americano, a legislação precisa de uma maioria absoluta de 60 votos. De acordo com o jornal, um manobra possível para os democratas é aprovar com uma maioria simples utilizando um procedimento chamado “reconciliação”, reservado para projetos de impostos e despesas.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Para usá-la, no entanto, o partido deverá remover quaisquer medidas não relacionadas a isso, incluindo o aumento no salário mínimo.

Ainda de acordo com o FT, a reação negativa inicial dos republicanos representa uma aversão ao apelo de Biden por “unidade” e uma rápida aprovação do plano de estímulo.

Pacote de Biden pode ser picotado

Ainda segundo o jornal, um dos resultados possíveis da reação adversa do partido Republicano ao pacote de alívio de Joe Biden é que o valor geral do projeto pode ser reduzido durante as negociações no Capitólio, com algumas medidas podendo ser eliminadas.

Além disso, conforme reportagem do The New York Times publicada ontem, alguns tópicos do texto podem encontrar resistência de próprios membros do partido Democrata.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Além das negociações para aprovar o pacote de Biden, o Senado americano ainda deve julgar o impeachment do presidente Donald Trump, o que pode atrasar as discussões sobre novos estímulos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião