Ouro alcança nova máxima em seis anos com tensão entre Irã e EUA

Os contratos futuros do ouro registram alta nesta segunda-feira (6). Com a operação em níveis mais altos, o metal bate uma nova máxima em seis anos. As tensões internacionais entre Irã e Estados Unidos interferem diretamente na valorização do ouro.

O contrato do ouro para fevereiro operava em alta de 1,70% na manhã desta segunda, a US$ 1.578,80 por onça-troy no mercado norte-americano. no início da manhã, o metal precioso alcançou a marca de US$ 1.590,90 por onça-troy, atingindo uma nova máxima desde abril de 2013.

“Claramente, quanto mais tempo a tensão atual e as incertezas durarem, mais forte será o movimento para ativos de proteção que devemos ver”, disse Wenyu Yao, analista de metais do ING, em entrevista à “Dow Jones Newswires”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Vale destacar também que o avanço do ouro é influenciado também por uma queda nos rendimentos dos títulos americanos, que faz com que o metal fique ainda mais atraente para os investidores.

Irã x EUA

A atual tensão geopolítica entre os Estados Unidos e o Irã começou após o assassinato do general iraniano Qassem Soleimani pelo país norte-americano. Soleimani era o segundo homem mais poderoso do Irã. O fato ocorreu na madrugada da última sexta-feira (3).

Desde maio de 2018, quando o presidente Donald Trump se retirou do acordo nuclear assinado entre o Irã e as principais potências globais, a tensão entre Washington e Teerã, capital do Irã, vem crescendo.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei e o presidente Hassan Rouhani prometeram vingança após a morte do general.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Se Deus quiser, sua obra e seu caminho não vão parar aqui e uma vingança implacável espera os criminosos que encheram as mãos com seu sangue e a de outros mártires”, afirmou o aiatolá Khamenei.

Em resposta, no último sábado (4), Trump fez duas ameaças de ataques militares ao Irã. Na primeira, o presidente norte-americano informou que tem uma lista de 52 alvos iranianos. Na segunda, afirmou que poderia adotar uma reação “desproporcional” a uma eventual ofensiva iraniana contra indivíduos ou bases americanas.

É importante salientar que o ouro está relacionado diretamente ao petróleo, já que o metal é visto com frequência como uma proteção contra a inflação coordenada pelo petróleo.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião