Oracle confirma “parceria tecnológica” com TikTok

A empresa de tecnologia dos Estados Unidos, Oracle, confirmou nesta segunda-feira (14) que faz parte de uma proposta submetida pela ByteDance, controladora do aplicativo chinês TikTok.

Segundo o comunicado, a Oracle e o TikTok fecharam uma “parceria tecnológica”, a empresa será uma “provedora confiável de tecnologia” e deve assumir o gerenciamento dos dados de usuários do aplicativo de vídeos nos EUA.

As companhias firmaram um acordo de parceira, em vez de uma venda direta, como era esperado pelo presidente Donald Trump, que pressionou a venda do aplicativo em razão da guerra comercial com a China.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnunchin, afirmou ao jornal “CNBC”, nesta segunda, que terá “discussões com a Oracle e o seu time técnico durante os próximos dias”.

“Temos muita confiança tanto na Microsoft quanto na Oracle, eles escolheram a Oracle, iremos ter uma revisão com seus times técnico e nossos times técnicos”, disse Mnunchin.

A ByteDance rejeitou a oferta da Microsof, que era considerada a favorita para comprar o TikTok, pois a controladora do aplicativo teria abandonado a iniciativa de vender as operações e estaria de olho em uma parceria a fim de evitar o banimento da plataforma no país.

“Estávamos confiantes de que nossa proposta teria sido boa para os usuários do TikTok, além de proteger os interesse nacionais de segurança”, comunicou a Microsoft. Em agosto, a empresa fundada por por Bill Gates demonstrou interesse em comprar os ativos do aplicativo na Europa e Ásia, além dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. A ByteDance, no entanto, se opôs a vender qualquer operação nos países que não as de língua inglesa mencionados.

A Oracle é uma empresa de mercado corporativo que atua na soluções de plataforma na nuvem. O gerenciamento de dados é uma das especialidades da companhia.

Se o governo dos EUA não aceitar o acordo, o aplicativo chinês deverá sair do país a partir do próximo domingo (20).

China prefere proibição do TikTok nos EUA a venda forçada, diz agência

O governo chinês se opõe a uma venda forçada das operações do TikTok nos Estados Unidos e entende ser melhor ver a rede social banida do país, afirmaram três pessoas com conhecimento direto do assunto na última quinta-feira (10). As informações são da agência “Reuters”.

As autoridades chinesas consideram que uma venda forçada pintaria um quadro de fraqueza sobre a imagem da controladora do TikTok, ByteDance, e da própria China em relação ao governo norte-americano, disseram as fontes.

De acordo com duas pessoas a par do assunto, a potência asiática está disposta a utilizar as revisões realizadas em uma lista de exportações de tecnologia, em 28 de agosto, para retardar qualquer acordo de compra firmado pela dona do TikTok, se necessário. Questionados pela agência, o Escritório de Informações do Conselho de Estado da China e seus ministérios de Comércio Exterior e Comércio não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião