Opep quer estender acordo de corte da produção de petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deve se reunir em Viena nas próximas semana para estender o acordo de corte na produção do petróleo. A informação foi dada pelo ministro de Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, no último domingo (16).

A Opep junto a Rússia e outros produtores de petróleo, que formam a Opep+, estabeleceram um acordo desde 1º de janeiro deste ano para cortar a produção em 1,2 milhão de barris por dia (bpd).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

No início deste mês, o ministro de Energia havia dito que a Opep estava perto de um acordo para estender para depois de junho o corte da produção de petróleo.

Desaceleração da economia reduz produção

No início deste ano, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziu a previsão de demanda mundial de petróleo para 2019.

No entanto, o motivo do corte na previsão de produção é devido a desaceleração das economias mundiais. Além disso, também foi levado em conta as expectativas de crescimento da oferta e o desafio de evitar um superávit enquanto são feitos novos cortes na produção.

Saiba mais: Petróleo: ministro saudita recomenda corte dos estoques

Acordo da Opep+

A Opep+ é uma aliança formada pela Opep, Rússia e outros produtores aliados.

No entanto, com o acordo da Opep+ em reduzir a oferta em 1,2 milhão de barris por dia a partir de 1º de janeiro para evitar o excesso de oferta. a produção caiu 797 mil barris por dia, ficando em 30,806 barris por dia em janeiro.

Novos cortes

Em maio último, o ministro de Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, recomendou a diminuição dos estoques de petróleo com o objetivo de abaixar a oferta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/15e66f37-relatorio-irbb.png

Antes de uma reunião ministerial com os principais produtores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o ministro declarou que “no geral, o mercado está em uma situação delicada”. Além disso, ele afirmou que a Opep, cujo o líder é a Arábia Saudita, apresentará mais dados na próxima reunião, marcada para junho.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião