Onyx diz que Bolsonaro decidirá sobre reforma da Previdência após Davos

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta terça (15) que a reforma da Previdência só será fechada após viagem do presidente Jair Bolsonaro a Davos, na Suíça.

“Antes de ele [Jair Bolsonaro] embarcar, ele vai assistir a uma apresentação. Ele vai para lá [Suíça] com isso na cabeça, vai receber textos, vai pensar, vai maturar. Quando ele voltar, a gente vai conversar e eu acho que ele vai bater o martelo [sobre a reforma da Previdência]”, disse Onyx.

Saiba mais: Forjas Taurus se torna Taurus Armas e aguarda decreto de Bolsonaro

Bolsonaro estará presente no Fórum Econômico Mundial, realizado entre 22 e 25 de janeiro. O evento anual reúne a elite econômica e política mundial nos Alpes suíços. Além do presidente, os ministros Paulo Guedes e Sergio Moro comparecerão ao encontro.

Havia uma expectativa de que Bolsonaro viajasse à Europa já com uma proposta consolidada. Segundo fontes ouvidas pela Folha de S.Paulo, há divergência entre as equipes econômica e política do governo em relação a alguns pontos da proposta.

Militares e economistas contrapõem visões da reforma da Previdência

A inclusão ou não dos militares na reforma é um dos assuntos mais sensíveis. Eles resistem a ser incluídos no projeto, embora os economistas defendam a adesão. Jair Bolsonaro é capitão reformado do Exército e tem sete ministros militares, além do vice, o general Hamilton Mourão.

Saiba mais: Reforma da Previdência: confira quais são os cenários para 2019

Além disso, enquanto a equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, quer uma reforma com mudanças mais bruscas, os militares preferem um texto mais brando. Caberá ao presidente mediar essas duas visões.

Bolsonaro deve embarcar no próximo domingo (20) a Davos. Ele retorna somente no dia 25 e, assim que chegar, será submetido a uma cirurgia, marcada desde 2018. A operação será realizada para a retirada da bolsa de colostomia. Agendada para o dia 28, será a terceira cirurgia à qual ele será submetido em razão do atentado a faca que sofreu em setembro.

 

 

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião